(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Celebridades assinam petição por Assange


postado em 01/03/2016 16:10

O dissidente chinês Ai Weiwei e o cineasta mexicano Alfonso Cuarón são algumas das celebridades que assinaram um documento pedindo às autoridades que deixem o fundador do Wikileaks, Julian Assange, sair livremente.

No total, 500 pessoas assinaram o texto, divulgado nesta terça-feira, e dirigido ao Reino Unido e à Suécia, e que se ampara na resolução de um papel judicial da ONU, que concluiu que Assange está detido "arbitrariamente" na embaixada do Equador em Londres.

O australiano buscou refúgio na representação diplomática há quatro anos, quando esgotou todos os recursos legais para evitar sua extradição à Suécia, que exige sua presença para interrogá-lo como suspeito de estupro.

"Pedimos à Suécia e ao Reino Unido que respeitem a natureza vinculante dos acordos de direitos humanos nos quais se baseia a decisão" da ONU, diz a petição, difundida pelos porta-vozes de Assange.

Além dos citados, entre os signatários estão a estilista britânica Vivienne Westwood, o cineasta americano Oliver Stone, a jornalista mexicana Carmen Arístegui, o cantor cubano Silvio Rodríguez e a romancista indiana Arundhati Roy.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)