(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TPII emitirá veredicto contra Radovan Karadzic em 24 de março


postado em 18/02/2016 10:16

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) anunciou nesta quinta-feira que no dia 24 de março ditará a sentença contra o chefe político dos sérvio-bósnios Radovan Karadzic, acusado de genocídio.

O julgamento de Karadzic começou em outubro de 2009 e terminou em outubro de 2014.

Em julho de 1995, em uma região declarada "zona protegida" pela ONU, quase 8.000 adolescentes e homens muçulmanos foram assassinados pelas forças sérvio-bósnias em Srebrenica, no maior massacre registrado na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

A guerra entre comunidades da Bósnia (1992-1995) deixou 100.000 mortos e dois milhões de refugiados, o que representa quase metade da população da época.

Os líderes político e militar dos sérvios na Bósnia, Radovan Karadzic e Ratko Mladic, respectivamente, foram acusados de planejar o massacre e foram levados a julgamento por genocídio no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia.

Em 2001, um comandante sérvio-bósnio, Radislav Krstic, foi o primeiro condenado por um genocídio na Europa. Depois vieram outras quatro condenações.

Vinte anos depois do massacre, a Bósnia, um dos países mais pobres da Europa, com 3,8 milhões de habitantes, segue dividida entre comunidades e permanece no fim da fila dos países candidatos a entrar para a União Europeia.

As principais comunidades, muçulmanos (40%), sérvios (30%, cristãos ortodoxos) e croatas (10%, cristãos católicos), não conseguem esconder a hostilidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)