(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolívia denuncia complô de EUA contra Morales e negócios chineses na região


postado em 16/02/2016 17:31

A Bolívia denunciou nesta terça-feira um complô dos EUA para afetar a imagem do presidente Evo Morales e prejudicar os negócios milionários de empresas chinesas, razão pela qual estuda a expulsão do máximo representante diplomático de Washington no país.

O ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, afirmou em uma coletiva de imprensa que este é o pano de fundo das denúncias feitas há duas semanas pelo jornalista Carlos Valverde sobre a relação entre o presidente Evo Morales e sua ex-companheira sentimental Gabriela Zapata.

Zapata, uma jovem advogada, é atualmente gerente comercial da empresa chinesa CAMC que obteve contratos na Bolívia de 560 milhões de dólares e que, segundo a oposição, não seguiu o trâmite regular.

"Trata-se de desacreditar o investimento chinês na Bolívia, na América Latina, este é um ataque desleal dos Estados Unidos, certamente contra a Bolívia", afirmou Quintana, que argumentou que a polícia de Morales gera grande incômodo em Washington.

As acusações foram registradas às vésperas de um referendo crucial que será realizado no domingo na Bolívia para aprovar ou rejeitar uma reforma constitucional que permitirá a Morales candidatar-se a uma nova reeleição quando seu mandato terminar, em 2020.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)