(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fidel elogia o encontro do papa Francisco com Patriarca russo

"Lutar pela paz é o dever mais sagrado de todos os seres humanos, seja qual for sua religião ou o país de nascimento, cor de sua pele, sua idade adulto ou sua juventude", disse


postado em 15/02/2016 12:37 / atualizado em 15/02/2016 13:24

(foto: AFP / JUVENTUD REBELDE.CU / ALEX CASTRO )
(foto: AFP / JUVENTUD REBELDE.CU / ALEX CASTRO )
O encontro ecumênico realizado na sexta-feira em Havana entre o papa Francisco e o Patriarca ortodoxo russo Kirill fez nascer a esperança entre os povos do mundo, afirmou nesta segunda-feira o líder cubano Fidel Castro em um curto artigo. "A singular importância do encontro entre o Papa Francisco e Sua Santidade Kirill, em Havana, é que suscitou a esperança dos povos do mundo", assinala Fidel no texto publicado na imprensa cubana.

"A paz é o sonho dourado da humanidade e o anseio dos povos em todos os momentos da história. Milhares de armas nucleares pendem sobre as cabeças da humanidade. Impedir a mais brutal das guerras que pode ser desatada sem dúvida é o objetivo fundamental do esforço dos líderes religiosos" das duas Igrejas, acrescentou Fidel. "Lutar pela paz é o dever mais sagrado de todos os seres humanos, seja qual for sua religião ou o país de nascimento, cor de sua pele, sua idade adulto ou sua juventude", disse ainda.

Fidel Castro agradeceu pessoalmente a Kirill por sua contribuição à amizade entre seus dois países, durante a visita do religioso ao ex-presidente cubano. "Fidel levou palavras de reconhecimento ao Santíssimo Patriarca Kirill por sua importante contribuição para o fortalecimento da amizade entre os povos russo e cubano e para a difusão dos valores que os unem", disse uma breve resenha do jornal, acompanhada de seis fotos das duas personalidades.

Em visita oficial a Cuba desde quinta-feira, Kirill participou, na sexta, de uma histórica reunião com o papa Francisco no aeroporto de Havana, na qual deixaram para trás mil anos de discórdias eclesiásticas e emitiram uma declaração ecumênica contra a guerra e contra o terrorismo, e a favor da paz e da família.

Afastado do poder desde 2006 por motivos de saúde, Fidel recebeu Kirill na tarde de sábado em sua residência em Havana. No encontro, os dois "dialogaram sobre temas de interesse vinculados à causa dos pobres, à luta contra a discriminação, pela preservação da paz e pela sobrevivência humana".

O líder cubano completará 90 anos em 13 de agosto. Nas fotos, ele e Kirill aparecem acompanhados da esposa de Fidel, Dalia Soto del Valle, e dos tradutores na sala da residência. É nesse local que Castro recebe, com frequência, visitas internacionais. Ambos já se conheciam das viagens anteriores de Kirill a Cuba, em 1995, 2004 e 2008, quando ainda não era o primaz da Igreja Ortodoxa russa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)