(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kerry: sanções contra Rússia devem ser mantidas "pelo tempo necessário"


postado em 13/02/2016 10:46

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste sábado que as sanções impostas à Rússia sobre a crise na Ucrânia devem ser mantida "enquanto for necessário" - enquanto alguns países europeus desejariam seu levantamento.

"Estou confiante de que a Europa e os Estados Unidos permanecem unidos para a manutenção das sanções enquanto for necessário e a entrega de assistência necessária para a Ucrânia", disse Kerry na Conferência de Segurança de Munique (Alemanha).

"A escolha para a Rússia é simples: implementar plenamente os acordos Minsk (sobre a Ucrânia) ou continuar enfrentando sanções econômicas prejudiciais", explicou.

"As sanções nunca são um fim em si mesmas", disse.

"Mas não devemos esquecer que foram impostas num primeiro momento para defender os direitos fundamentais da Ucrânia, sua soberania e integridade territorial", afirmou.

O Ocidente não deixa de acusar a Rússia de apoiar com tropas e material militar aos rebeldes separatistas do leste ucraniano, em conflito com o exército de Kiev desde abril de 2014.

"O caminho para a flexibilização das sanções é claro: a retirada das armas e tropas bacia do Donbass, garantia de que todos os reféns da Ucrânia voltem, permitir o acesso humanitário completo para os territórios ocupados, apoiar eleições livres, justas e sob supervisão internacional no Donbass, de acordo com a legislação ucraniana, e restaurar o controle da Ucrânia na fronteira internacional", listou.

Kerry também elogiou os europeus por "mostrarem determinação" e se unirem ante "a agressão repetida da Rússia".

O secretário de Estado falou depois que o primeiro-ministro russo Dimitri Medvedev disse que as relações de seu país com o Ocidente entraram numa "nova Guerra Fria".

"Quase todos os dias somos acusados de proferir novas ameaças horríveis contra a Otan, contra a Europa, contra os Estados Unidos ou outros países", acrescentou Medvedev.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)