(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ao menos 21 migrantes mortos em naufrágios no Mar Egeu


postado em 22/01/2016 07:40

Ao menos 21 pessoas, incluindo oito crianças morreram nesta sexta-feira em dois naufrágios perto das ilhas gregas de Farmakonissi e Kalolimnos, no Mar Egeu, enquanto outros migrantes continuam desaparecidos, anunciou a Guarda Costeira da Grécia.

As autoridades gregas prosseguem com as buscas a um número indeterminado de desaparecidos, que podem chegar a dezenas segundo os sobreviventes. No total, 74 pessoas foram resgatadas.

No primeiro naufrágio, 48 pessoas conseguiram chegar às costas de Farmakonissi depois que a embarcação encalhou em algumas rochas. Após o acidente, a Guarda Costeira encontrou os corpos de seis crianças e de uma mulher.

Poucas horas depois, outra embarcação virou perto da ilha de Kalolimnos. Até o momento, a polícia portuária encontrou 14 corpos. Entre as vítimas fatais estavam duas crianças, nove mulheres e três homens.

Vinte e seis pessoas sobreviveram ao segundo naufrágio, mas a polícia trabalha para encontrar desaparecidos, que segundo os depoimentos dos sobreviventes seriam dezenas. A Guarda Costeira conta com o apoio de um helicóptero da agência europeia de vigilância de fronteiras, Frontex.

Na quinta-feira, 12 migrantes, incluindo crianças, morreram afogados nas costas turcas do Egeu. A Guarda Costeira da Turquia resgatou 28 pessoas.

Apesar do frio, milhares de migrantes, muitos em fuga das guerras na Síria, Iraque e Afeganistão, se arriscam a cada dia no Mar Egeu, depois do pagamento de milhares de dólares, para tentar chegar às ilhas gregas, porta de entrada da Europa.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), 77 pessoas morreram em tentativas de chagar à Grécia pelo mar entre 1 e 18 de janeiro.

Desde o início do ano, a OIM contabiliza 31.000 chegadas às ilhas gregas do Egeu oriental, 21 vezes mais que em janeiro de 2015.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)