(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Glenn Frey, guitarrista do grupo The Eagles


postado em 19/01/2016 05:52

Glenn Frey, guitarrista e membro fundador da banda de rock americana The Eagles, que dominou as vendas nos anos 1970 com hits como "Hotel California", morreu nesta segunda-feira aos 67 anos - informou um integrante do grupo.

"Com enorme peso no coração, anunciamos o falecimento do nosso companheiro, fundador de The Eagles, Glenn Frey, na cidade de Nova York nesta segunda-feira", escreveu o grupo em sua página na web.

Frey faleceu por complicações com uma artrite reumatoide, agravada por uma colite ulcerosa e uma pneumonia, disse o Eagles.

"Estamos todos em estado de choque, incredulidade e profunda dor", desabafou Don Henley, integrante do Eagles.

"Era o motor, o planejador. Tinha um conhecimento enciclopédico da música popular e uma ética de trabalho que nunca abandonou", acrescentou.

The Eagles, liderado por Frey e pelo baterista e vocalista Henley, esteve no auge nos anos 1970 com sucessos que incluem "Take It Easy", "One of These Nights" e "Hotel California", temas que continuam sendo muito interpretados por outras bandas até hoje.

A coletânea de hits de 1975 do grupo vendeu mais de 29 milhões de cópias nos Estados Unidos, superando todos os recordes com exceção de "Thriller", de Michael Jackson, segundo a Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos.

O grupo adiou em dezembro sua aparição para receber o prestigioso Prêmio Kennedy Center Lifetime Artistic Achievement pelos problemas de saúde de Frey.

O grupo foi fundado no início de 1970 e ingressou no Hall da Fama do Rock and Roll em 1998.

The Eagles recebeu seis Grammys, de melhor álbum do ano em 1977 por "Hotel California" a melhor performance instrumental em 2008 por "I Dreamed There Was No War".

A banda separou-se no começo da década de 1980 e tanto Frey como Henley conquistaram sucesso em suas carreiras solo, mas os integrantes dos Eagles votaram a se reunir em 1994.

Frey "era como um irmão para mim, éramos uma família e, como a maioria das famílias, havia disfunções", disse Hanley.

"O vínculo que forjamos há 45 anos nunca se rompeu, nem sequer durante os 14 años que The Eagles esteve dissolvido", completou.

A última apresentação dos dois juntos aconteceu em julho do ano passado na Louisiana, no final de uma turnê de dois anos.

A família agradeceu a todos que torceram pela recuperação de Frey, nascido em Detroit em 6 de novembro de 1948.

Artistas como Sheryl Crow e Carole King lamentaram a morte do guitarrista no Twitter.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)