(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taiwan vota em eleições presidenciais que podem afastá-la da China


postado em 16/01/2016 01:46

Após vários anos de aproximação com Pequim, os taiwaneses elegem neste sábado seu presidente, tendo como favorita uma candidata menos propícia à China, em uma votação que simboliza a luta da ilha por sua identidade perante o gigante asiático.

Tsai Ing-wen, uma ex-professora universitária de 59 anos, aparece como favorita para substituir o atual presidente, Ma Jing-jeou (Kuomintang, KMT), que promoveu uma inédita política de aproximação com Pequim.

Tsai, líder da principal força da oposição, o Partido Democrático Progressista (PDP), deve aproveitar a desconfiança de parte dos eleitores em relação à China e sua frustração com o estancamento da economia na ilha.

Segundo as pesquisas, Tsai conta com o apoio de 40% do eleitorado, o dobro das intenções de voto para o candidato do KMT, Eric Chu, de 54 anos.

As seções eleitorais abriram às 08H00 local e fecharão às 16H00. Os resultados deverão ser divulgados ainda neste sábado.

A China ainda considera Taiwan parte de seu território, pendente de reunificação. As forças nacionalistas do KTM, lideradas por Chiang Kai-Shek, fugiram para Taiwan e estabeleceram um governo separado da China após perder a guerra civil contra os comunistas de Mao Tse-tung, em 1949.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)