(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acordo para formação de governo independentista na Catalunha


postado em 09/01/2016 15:10

Os independentistas catalães conseguiram concluir neste sábado um acordo para formar um governo que avance para a secessão desta região da Espanha e evitar a convocação de novas eleições, anunciou uma fonte do governo regional.

Os dois partidos independentistas "Junts pel Sí (Juntos pelo Sim) e CUP alcançaram um acordo para formar governo e não seguir para eleições", disse uma fonte.

"Há acordo. Teremos governo e estabilidade", anunciou no Twitter o presidente da associação civil Assembleia Nacional Catalã, Jordi Sánchez, que nos últimos dias atuou como mediador entre os dois partidos.

O presidente do governo da Catalunha, Artur Mas, deve explicar o acordo que, segundo a imprensa, implicaria sua renúncia a ser escolhido novamente presidente regional, uma das condições da esquerda radical independentista CUP para fechar um acordo.

'Juntos por el Sí', uma coalizão formada por Artur Mas com conservadores e progressistas, e a progressista ERC, e a CUP conseguiram uma maioria absoluta nas eleições regionais de 27 de setembro (72 de 135 cadeiras), com a qual pretendiam aplicar o plano para obter a independência desta região do nordeste da Espanha em 18 meses.

Mas após meses de negociações não conseguiam fechar um acordo pelas divergências a respeito do papel do atual presidente.

A situação foi desbloqueada na última hora, já que sem um novo governo até domingo, a lei regional obrigaria Mas a convocar novas eleições regionais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)