(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama pede o mundo aja contra a mudança climática antes que seja tarde demais

"Temos o poder de mudar o futuro aqui e agora, mas apenas se nos colocarmos à altura do acontecimento", discursou Obama


postado em 30/11/2015 10:16 / atualizado em 30/11/2015 11:07

(foto: THIBAULT CAMUS/POOL/AFP)
(foto: THIBAULT CAMUS/POOL/AFP)

O presidente Barack Obama pediu nesta segunda-feira, em Paris, aos negociadores do acordo contra a mudança climática que atuem agora, antes que seja tarde demais, e assegurou que não existe contradição entre crescimento econômico e proteção ambiental.


"Temos o poder de mudar o futuro aqui e agora, mas apenas se nos colocarmos à altura do acontecimento", discursou Obama ante representantes de 195 países reunidos para a COP21 em Le Bourget, norte de Paris.


Antes, em uma reunião paralela, com seu colega chinês, Obama afirmou que China e Estados Unidos, os dois maiores emissores de gás de efeito estufa do planeta, devem assumir suas respectivas responsabilidades na luta contra o aquecimento global.


"Como os maiores emissores de carbono, estamos determinados a que ambos temos a responsabilidade de tomar medidas", declarou Obama depois da reunião mantida com Xi Jinping à margem da conferência climática COP21. "Nossa liderança neste tema é vital", acrescentou.


Mais de 150 líderes do planeta deram início nesta segunda-feira aos trabalhos na conferência climática de Paris, a COP21. "A COP21 é uma imensa esperança que não temos o direito de fraudar", declarou Hollande ao inaugurar o evento. "Nunca o que esteve em jogo em uma reunião internacional foi tão importante", disse, acrescentando que "se trata do futuro do planeta".

O presidente da COP21, o chanceler francês Laurent Fabius, prometeu uma liderança "imparcial e respeitosa" das deliberações para alcançar um acordo mundial. "O êxito está ao nosso alcance, mas não está conquistado de antemão", advertiu Fabius.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)