(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 150 líderes mundiais iniciam histórica conferência sobre o clima em Paris

Encontros entre negociadores da COP21 prosseguirão até 11 de dezembro


postado em 30/11/2015 07:37 / atualizado em 30/11/2015 08:47

Presidentes da França, Francois Hollande; dos EUA, Barack Obama; além da Ministra da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia da França, Segolene Royal e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, estão entre os participantes da COP21(foto: CHRISTOPHE ENA/ AFP e LOIC VENANCE/ AFP )
Presidentes da França, Francois Hollande; dos EUA, Barack Obama; além da Ministra da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia da França, Segolene Royal e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, estão entre os participantes da COP21 (foto: CHRISTOPHE ENA/ AFP e LOIC VENANCE/ AFP )

A 21ª Conferência do Clima (COP21) teve início nesta segunda-feira em Paris, na presença de 150 chefes de Estado e de Governo e sob a presidência do chanceler francês Laurent Fabius, que prometeu uma liderança "imparcial e respeitosa" das deliberações para alcançar um acordo mundial.

Fabius ainda prometeu  que a COP21 será transparente e inclusiva, e disse que acredita na confiança de todas as partes"."O êxito está ao nosso alcance, mas não está conquistado de antemão", advertiu Fabius.

O ministro do Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, que presidiu a COP20, defendeu um "trabalho conjunto cotra a mudança climática e contra o terrorismo global", antes de passar a presidência a Fabius, que foi oficialmente eleito por aclamação presidente da COP21. "O mundo enfrenta atualmente duas grandes ameaças, a mudança climática e o terrorismo. Podemos trabalhar juntos contra a mudança climática e contra o terrorismo global", disse Pulgar em seu discurso.

Christiana Figueres, principal nome da ONU para a questão do clima, disse que "nunca uma responsabilidade tão grande esteve nas mãos de tão poucos".

Mais de 150 chefes de Estado e de Governo participam na COP21, a maior conferência sobre o clima da história, com a esperança de alcançar um acordo para limitar o aquecimento global, em particular para impedir que a temperatura média do planeta suba mais de 2 graus centígrados na comparação com a era pré-industrial.

Os negociadores prosseguirão com as discussões até 11 de dezembro.


 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)