(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ucrânia proíbe aviões russos de sobrevoar seu território

"A Rússia pode utilizar o espaço aéreo ucraniano para provocações", alega o governo ucraniano


postado em 25/11/2015 09:52 / atualizado em 25/11/2015 10:32

O primeiro-ministro ucraniano Arseni Yatseniouk anunciou nesta quarta-feira que aviões russos estão proibidos de sobrevoar a Ucrânia.

"O governo ucraniano decidiu proibir os voos de companhias aéreas russas através do espaço aéreo ucraniano", anunciou depois de um conselho de ministros. "A Rússia pode utilizar o espaço aéreo ucraniano para provocações", acrescentou.

As relações diplomáticas russas se complicam após a derrubada do avião pela turquia nessa terça-feira. O Ministério da Defesa destaca que, durante todo o voo, o avião se manteve sempre sobre o território da Síria e não teria invadido o espaço turco. "Isto foi registrado por meios de controle objetivos", acrescentou o departamento militar. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou o ato de "um golpe nas costas".

Putin: 'Rússia será forçada a responder'

Vladimir Putin disse, nesta quarta-feira, que seu país será forçado a responder se mais incidentes ocorrerem. "Após o que aconteceu ontem, nós não podemos excluir algum tipo de outros incidentes. E se eles ocorrerem, nós, de uma maneira ou de outra, teremos de responder", afirmou Putin.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que a Rússia reforçará suas defesas aéreas na região da base russa na Síria e que um novo míssil cruzador foi posicionado na costa da Síria, pronto para destruir qualquer ameaça para a campanha de ataques aéreos de Moscou na Síria.

O ministro disse também que a base russa Hmeimim receberá um sistema de defesa aérea S-400, um dos mais poderosos da Rússia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)