(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Andy White, 'o quinto Beatle', morre aos 85 anos

Músico gravou "Love Me Do", primeiro hit dos Beatles. White ainda tocou bateria com outros grandes artistas, como Chuck Berry e Bill Haley


postado em 11/11/2015 16:16 / atualizado em 11/11/2015 17:02

Músico substituiu Ringo Starr na gravação americana de
Músico substituiu Ringo Starr na gravação americana de "Love Me Do" (foto: Divulgação/Site Oficial)

Andy White, baterista e músico escocês que gravou o primeiro hit dos Beatles, "Love Me Do", antes de o grupo se tornar famoso, faleceu aos 85 anos, informaram seus colegas nesta quarta-feira.


Nascido em Glasgow, White viveu por muitos anos nos Estados Unidos, onde ensinava bateria e flauta escocesa. Ele morreu esta semana em sua casa, em Nova Jersey, escreveu no Facebook a banda New York Metro Pipe Band, à qual pertencia. White substituiu Ringo Starr na gravação americana de "Love Me Do", o que foi suficiente para transformá-lo no "quinto Beatle".


No início dos anos 1960, vivia em Londres, mas já estava familiarizado com a cena musical americana, quando cruzou o Atlântico para tocar com grandes artistas como Chuck Berry e Bill Haley and the Comets.


Como o próprio White recordou, o produtor Ron Richards o chamou em 1962 para trabalhar em uma sessão de três horas para a EMI. "Isso era tudo o que eu sabia. Eu já tinha ouvido falar dos Beatles, porque a minha primeira esposa Lynne era de Liverpool e tinha mencionado o grupo, mas não sabia muito sobre eles", disse ele ao jornal Britain's Daily Record em uma entrevista em 2012.


Mas White disse que ficou impressionado com os Beatles e que os considerou um grupo britânico muito original, porque eles "não faziam meras cópias da música que era produzida nos Estados Unidos". Mas, logo depois, Ringo Starr assumiu a bateria em tempo integral e tocou para a versão britânica de "Love Me Do".


Apesar de a carreira de White com os Beatles ter sido curta, ele tocou bateria para muitos artistas, incluindo Tom Jones em 1965.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)