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Estado de Minas

O NOx, um contaminante atmosférico, e o CO2, um gás de efeito estufa


postado em 04/11/2015 15:31

No centro do escândalo da Volkswagen, os óxidos de nitrogênio (NOx) são gases nocivos à saúde, enquanto o dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa, é um dos vilões do aquecimento global.

Os óxidos de nitrogênio (NOx)

Os óxidos de nitrogênio, e em particular o dióxido de nitrogênio, são gases nocivos para o sistema respiratório, emitidos em maior quantidade pelos motores a diesel do que pelos a gasolina.

Historicamente, os veículos a diesel foram mais criticados por suas emissões de partículas, que ficam suspensas no ar e são consideradas cancerígenas pela OMS.

Desde então, houve avanços nesse aspecto, embora os novos filtros de partículas, associados a um catalizador, tenham provocado um aumento das emissões de NOx.

Por outro lado, o dióxido de nitrogênio (NO2) contribui, nos dias quentes e ensolarados, com a formação do ozônio, outro gás poluente.

Resultante sobretudo dos processos de combustão, nos motores de automóveis e nas centrais elétricas, é um gás irritante, que provoca hiperatividade nos brônquios, segundo especialistas. Além disso, esses gases aumentam a frequência e a intensidade das crises de asma e pode favorecer doenças pulmonares nas crianças.

O dióxido de carbono (CO2)

É o principal gás responsável pelo aquecimento global, que faz subir a temperatura do planeta.

Retém parte das radiações que a Terra devolve para o espaço, um fenômeno natural que mantém o clima temperado do nosso planeta. Mas o uso maciço de combustíveis fósseis por seres humanos (carvão, petróleo, gás natural) intensificou as emissões e provocou o aquecimento de +0,8ºC desde a Revolução Industrial, em meados do século XIX.

Mundialmente, os transportes representam 14% das emissões globais de gases de efeito estufa (incluindo CO2 mas também metano e protóxido de nitrogênio), segundo a ONU.

As mudanças climáticas estarão no centro dos debates da conferência da ONU de dezembro em Paris.

Os motores a diesel emitem menos CO2 por quilômetro percorrido do que os movidos a gasolina normal.

Os veículos híbridos ou elétricos são melhores tanto para o clima quanto para nossa saúde.

Além do caso Volkswagen, ONGs e muitos especialistas advertem sobre a diferença existente entre as condições dos testes de automóveis e as de circulação real, tanto para as emissões de NOx como as de CO2.

As emissões de NOx pelos motores a diesel em situação real são de cerca 500 mg/km, enquanto que a norma Euro 5 as limita a 180 mg/km.


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