(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Onça-pintada ataca jacaré e bomba na internet russa

A onça ou jaguar é o terceiro maior felino do mundo e habita o continente Americano, em especial o Brasil


postado em 15/10/2015 14:39 / atualizado em 21/10/2015 19:27

(foto: Reprodução/Youtube)
(foto: Reprodução/Youtube)
Imagens de uma onça-pintada em pleno ataque bombam na internet russa. O vídeo foi publicando no Facebook no último dia 13 e já soma mais de três milhões de visualizações, cerca de 27 mil curtidas e mais de 110 mil compartilhamentos.

O felino fica de tocaia em uma ribanceira, logo após dá um grande pulo e ataca um jacaré desprevenido. A onça-pintada só é encontrada no continente Americano, em especial nos biomas brasileiros, e está ameaçada de extinção nas próximas décadas.


ONÇA-PINTADA

A onça-pintada (nome científico: Panthera onca Linnaeus), também conhecida por jaguar ( o termo vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto) é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. É um animal robusto e musculoso. Tamanho e peso variam consideravelmente, podendo atingir até 2,41 metros e pesar 158 quilos.

Trata-se de um animal solitário, sendo que a interação entre machos e fêmeas ocorre apenas durante o acasalamento. A gestação varia de 90 a 100 dias, podendo nascer até quatro filhotes, mas a média é de dois filhotes por gestação.

A onça é muito cautelosa para atacar sua vítima. Desloca-se sempre contra o vento e aproxima-se silenciosamente, surpreendendo a presa com um salto sobre seu dorso. Apesar de ser um animal muito temido, costuma fugir da presença humana.

O animal é evolutivamente adaptado para encontrar, atacar, matar e se alimentar de sua presa de forma extremamente eficiente. Para isso, ela precisa ter três sentidos bastante aguçados: a visão, a audição e o olfato. Em conjunto, são os responsáveis por seu sucesso em procurar e achar uma potencial presa.

O habitat do jaguar inclui áreas com elevado grau de conservação, com disponibilidade de alimentos e suprimento abundante de água. Como áreas naturais com estas características são cada vez mais raras devido à fragmentação, destruição e alteração do ambiente, provocadas pelo homem, as onças-pintadas têm cada vez menos espaço para sobreviver.

O felino está ameaçado de desaparecer da Mata Atlântica devido à caça predatória e à perda e degradação de seu habitat. Existem no bioma, entre o Espírito Santo e o Iguaçu, no Sul do Brasil, menos de 200 animais. As onças-pintadas estão, praticamente, restritas às unidades de conservação, sendo que a área de ocupação é 30.382 quilômetros quadrados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)