A oposição da Venezuela, representada pela Mesa da Unidade Democrática, o blogueiro saudita Raif Badawi, condenado a 1.000 chicotadas por "insultar o Islã" e o opositor russo assassinado Boris Nemtsov são os favoritos para receber o prêmio Sakharov, informou nesta quinta-feira a Eurocâmara.
Os três finalistas foram escolhidos na véspera pelos eurodeputados. O Parlamento Europeu decidirá quem é o vencedor no dia 29 de outubro.
Esta instância premia todos os anos os "que se esforçam para defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais".
A Eurocâmara votou desde 2007 nove resoluções de condenação à Venezuela para situação das liberdades políticas e fundamentais no país.
O blogueiro Raif Badawi, de 30 anos, se encontra preso desde 2012. Em novembro passado, foi condenado a 10 anos de prisão e a mil chicotadas divididas por 20 semanas.
As primeiras 50 chicotadas foram dadas em janeiro, e depois interrompidas por motivo de saúde.
Badawi é um dos responsáveis pelo site Liberal Saudi Network e, em 2014, recebeu o prêmio Repórteres sem Fronteiras (RSF).
Boris Nemtsov, de 55 anos, opositor à política do presidente russo Vladimir Putin, foi assassinado com quatro balas perto do Kremlin, em 27 de janeiro passado.
O prêmio Sakharov, em homenagem ao cientista e dissidente soviético Andrei Sakharov, foi criado em 1988 pelo Parlamento Europeu para prestar homenagem a pessoas ou organizações que dedicaram suas vidas à defesa dos direitos humanos.
Em 2014, o médico congolês Denis Mukwege foi premiado em reconhecimento por seu trabalho a favor das mulheres vítimas da violência sexual República Democrática do Congo.