Japão, Ucrânia, Egito, Senegal e Uruguai serão eleitos nesta quinta-feira para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas pelos próximos dois anos, em meio à tensão Leste-Oeste e ao bloqueio no Oriente Médio.
O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Pavlo Klimkin, advertiu que seu país "não será certamente conciliador" com a Rússia, membro permanente do Conselho de Segurança.
Japão, em sua 11ª participação no organismo, integrado pela China, outro membro permanente, mantém disputas territoriais com os chineses.
O Conselho de Segurança conta com 15 membros, sendo cinco permanentes com direito a veto: Estados Unidos, China, França, Grã-Bretanha e Rússia.
Cinco membros não permanentes são eleitos a cada ano pela Assembleia Geral da ONU, assumindo suas cadeiras no dia 1º de janeiro do ano seguinte, por um período de dois anos.
A renovação se realiza sobre uma base regional e os cinco países pré-selecionados este ano estão seguros de sua eleição, diante da ausência de adversários declarados.
Os países em final de mandato no Conselho são Chade, Chile, Jordânia, Lituânia e Nigéria.
Os outros membros não permanentes são Angola, Espanha, Malásia, Nova Zelândia e Venezuela.