(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tumulto em peregrinação a Meca deixa 717 pessoas mortas na Arábia Saudita

Outras 805 pessoas ficaram feridas. Confusão aconteceu durante um ritual de apedrejamento contra pilastras que representam o diabo


postado em 24/09/2015 07:26 / atualizado em 24/09/2015 10:06

Ver galeria . 8 Fotos Tumulto deixou vários mortos e feridosAFP PHOTO / STR
Tumulto deixou vários mortos e feridos (foto: AFP PHOTO / STR )

Um tumulto durante peregrinação a Meca deixou 717 mortos e 805 feridos nesta quinta-feira, no Vale de Mina, na Arábia Saudita, anunciaram os serviços sauditas da defesa civil.

Peregrinação atrai cerca de 3 milhões de pessoas e é maior encontro anual muçulmano do mundo(foto: AFP PHOTO/MOHAMMED AL-SHAIKH )
Peregrinação atrai cerca de 3 milhões de pessoas e é maior encontro anual muçulmano do mundo (foto: AFP PHOTO/MOHAMMED AL-SHAIKH )
As operações de socorro estão em curso. De acordo com uma fonte do ministério da Saúde, o tumulto aconteceu durante o ritual de apedrejamento de satã em Mina, que consiste em atirar pedras contra pilastras que representam o diabo.

A tragédia ocorreu perto de uma das pilastras quando várias pessoas que deixavam o local se encontraram com um grande número de peregrinos que desejavam ter acesso.

Os fiéis têm acesso à área das pilastras por túneis e vias elevadas e, nos últimos anos, as autoridades realizaram obras importantes para facilitar o deslocamento das pessoas e evitar acidentes como o desta quinta-feira. As vítimas são de várias nacionalidades, segundo as autoridades. De acordo com a Defesa Civil, seis equipes de emergência prestam os primeiros socorros aos feridos no local da tragédia e orientam os peregrinos para "rotas alternativas".

Na terça-feira, milhares de muçulmanos iniciaram a caminhada para o Vale de Mina, em Meca, para a peregrinação que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.

Quase 2 milhões de pessoas são esperadas na peregrinação deste ano, enquanto ainda decorre a guerra da Arábia Saudita, no Iêmen, e a violência jihadista aumenta em alguns países muçulmanos. A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos deverão ser capazes de realizá-la pelo menos uma vez na vida.

Irã diz que houve erros de segurança

O Irã atribuiu a tragédia a erros de segurança. "Por motivos desconhecidos, foram fechados dois acessos perto do local do acidente", afirmou o chefe da organização iraniana do evento, Said Ohadi.

"Foi isso que causou este trágico incidente", declarou à televisão estatal iraniano. "O incidente de hoje mostra a má gestão e uma falta de atenção séria para a segurança dos peregrinos. Não há outra explicação. As autoridades sauditas deveriam ser consideradas responsáveis".

Histórico de tragédias

A confusão desta quinta-feira é semelhante às que mataram 251 peregrinos, em 2004 e 364, em 2006. Em 1990, 1426 pessoas morreram, a maioria por asfixia, em um túnel. Em 1987, conflitos durante uma manifestação de peregrinos iranianos deixaram mais de 400 mortos.

No último dia 11, duas semanas antes do início da peregrinação, um enorme guindaste caiu sobre a Grande Mesquita de Meca, o lugar mais sagrado do islã, oeste da Arábia Saudita. O acidente deixou 109 pessoas mortas. As autoridades sauditas decidiram manter a peregrinação anual mesmo após a tragédia. O porta-voz das duas mesquitas santas (Meca e Medina), Ahmed bin Mohamed Al Mansouri, informou que o guindaste caiu "devido a ventos violentos e às fortes chuvas". (Com Agência Brasil e AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)