(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taiwan pede que habitantes não assistam desfile de Pequim


postado em 28/08/2015 10:31

O governo de Taiwan pediu nesta sexta-feira a suas personalidades locais e veteranos de guerra que não assistam o grande desfile militar organizado por Pequim na próxima semana para comemorar a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Taiwan e China não compartilham a mesma visão do desenvolvimento do conflito: enquanto para Pequim as tropas comunistas desempenharam um papel fundamental na vitória contra o exército japonês em 1945, Taipé afirma que foi o exército dos nacionalistas de Kuomintang (KMT), que havia se refugiado em Taiwan após perder a guerra civil em 1949, que derrotou os japoneses.

As autoridades de Taiwan manifestaram a sua oposição após Lien Chan, o ex-vice-presidente e presidente do KMT no poder, anunciar que iria assistir ao desfile de 3 de setembro.

"A população de Taiwan deve levar em conta os sentimentos da opinião pública e abster-se de tal atividade", disse o porta-voz presidencial, Charles Chen.

O ministro da Defesa pediu, por sua vez, que os veteranos não viajem para a China ocidental para o evento.

O desfile, realizado por ocasião do 70º aniversário da derrota do Japão em 1945, vai permitir que a China mostre o seu potencial militar.

Cerca de 12.000 soldados desfilarão na Praça Tiananmen, que será sobrevoada por 200 aeronaves para este evento com fortes conotações políticas.

Desde 2009 Pequim não realiza um desfile para marcar este aniversário.

De acordo com a imprensa de Taiwan, as autoridades chinesas convidaram políticos, generais aposentados e veteranos da guerra contra o Japão.

O desfile será ignorada pela maioria dos líderes ocidentais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)