(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trilhas do Everest foram pouco afetadas por sismo no Nepal


postado em 07/08/2015 17:31

A maior parte dos refúgios e trilhas no monte Everest foram pouco afetados pelo sismo devastador que castigou o Nepal em abril passado, segundo um informe de especialistas publicado nesta sexta-feira.

Muito dependente do turismo, o Nepal tinha pedido a uma empresa internacional que avaliasse a segurança das vias mais usados pelos excursionistas no Everest e na região de Annapurna.

Os dois sismos, em 25 de abril e 12 de maio, deixaram mais de 8.700 mortos e destruíram cerca de meio milhão de residências.

Desde então, os operadores se mostraram preocupados com a segurança das trilhas e as companhias de seguro se propuseram a elevar as tarifas de cobertura habituais.

Uma equipe de engenheiros de estruturas e geotécnicos, chefiados pela empresa Miyamoto International, baseada nos Estados Unidos, inspecionou a trilha do Everest a pé e também de helicóptero.

"Cerca de 83% dos albergues não estão danificados na principal trilha de trekking e os outros podem ser reparados", declarou o presidente da empresa, Kit Miyamoto.

Ele identificou cinco regiões danificadas ao longo do percurso, com obstáculos devido a deslizamentos de terra ou desmoronamentos, e sugeriu encontrar caminhos alternativos como medida de segurança preventiva.

No entanto, "após as monções, será preciso fazer uma avaliação na região", lembrou Miyamoto, destacando que é difícil fazer um estudo completo antes das chuvas.

Os especialistas também examinaram no mês passado a rota do Annapurna e anunciaram que só seis dos 250 refúgios no caminho tinham sido danificados.

"Este informe contribuirá para tranquilizar nossos visitantes", comemorou Ram Sapkota, da empresa de trekking Mountain Delights.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)