A queda no mercado mundial de tablets continua. Os líderes de mercado Apple e Samsung viram sua participação ser reduzida no segundo trimestre, de acordo com estimativas da empresa especializada IDC divulgadas na quarta-feira.
No segundo trimestre foram vendidos 44,7 milhões de tablets, o que representa um retrocesso de 7% ao ano e de 3,9% comparado ao trimestre anterior.
O mercado registrou um grande crescimento depois do lançamento do iPad da Apple em 2010, mas tem mostrado claros sinais de desaceleração nos últimos trimestres.
"Ciclos de vida mais longos, uma maior concorrência pelo surgimento de smartphones com tela grande, somado ao fato de que os usuários podem instalar os novos sistemas operacionais nos tablets antigos, fizeram que o entusiasmo dos compradores por esses aparelhos diminuísse", comentou Jitesh Ubrani, analista da IDC.
A americana Apple ainda tem 24,5% do mercado, apesar de as vendas do iPad terem caído 17,9% em um ano, a 10,9 milhões de unidades. A sul-coreana Samsung representa 17% dos tablets vendidos, com 7,6 milhões de unidades (-12% em um ano).
Enquanto isso, as marcas chinesas Lenovo e Huawei e a sul-coreana LG Electronics tiveram vendas melhores.
A Huawei e a LG viram suas vendas duplicar e mais do triplicar, respectivamente, com níveis, em ambos os casos, de 1,6 milhão de unidades. Segundo a IDC, a Huawei tem 3,7% do mercado, e a LG, 3,6%. As duas companhias ocupam o quarto e o quinto lugares no ranking mundial de vendas.
A Lenovo ocupa o terceiro lugar, com 5,7% do mercado e vendas com crescimento de 6,8%, a 2,5 milhões de unidades.