(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Talibãs se apoderam de base policial no Afeganistão


postado em 26/07/2015 15:40

Os insurgentes talibãs se apoderaram de uma base policial no norte do Afeganistão após a rendição de seus ocupantes, mais de uma centena de agentes, em um dos piores golpes sofridos pelo governo desde o fim da missão da Otan.

A rendição maciça ocorreu na província do Baluchistão no sábado.

"Mais de 100 policiais na base lutaram durante três dias e tinham armas e munições suficientes para continuar lutando durante três meses", declarou o chefe das forças de segurança na província, o general Baba Khan, à AFP.

"Mas se renderam após um acordo com os talibãs. Toda munição e equipamentos caíram nas mãos dos insurgentes".

O vice-governador provincial Gul Mohammad Bedar classificou a rendição como "um grande ato de traição" e prometeu uma investigação.

Os policiais foram detidos brevemente pelos insurgentes antes de serem libertados. Alguns dos agentes acusaram claramente seus comandantes de trai-los ao pactar com os talibãs, disse Baba Khan.

O porta-voz talibã Zabihillah Mujadic indicou em um comunicado que "os policiais foram libertados sob a condição de que não se unissem ao governo de Cabul".

Apesar de um incipiente processo de paz, as forças de segurança afegãs seguem sofrendo ataques dos talibãs.

A coalizão de países da Otan concluiu sua missão no Afeganistão em dezembro, e deixou a cargo do governo, das forças de segurança e do exército a luta contra os talibãs.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)