(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chanceler de Cuba pede aos EUA fim do embargo e devolução de Guantánamo


postado em 20/07/2015 16:55 / atualizado em 20/07/2015 17:47

O ministro cubano das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, pediu nesta segunda-feira o fim do embargo econômico americano contra a ilha e a devolução da base militar de Guantánamo, durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega americano John Kerry.

No entanto, o secretário de Estado americano declarou que a base militar de Guantánamo "não faz parte das discussões" atualmente em curso para a normalização das relações diplomáticas entre os dois países.

Rodríguez e Kerry se reuniram nesta segunda-feira logo após a reabertura das respectivas embaixadas em Washington e Havana, o que constituiu o primeiro encontro a este nível em 57 anos.

"Eliminar o bloqueio é essencial para seguir em frente", disse Rodriguez, acrescentando que Guantánamo é "um território que foi tomado ilegalmente". No entanto, Kerry ressaltou que os Estados Unidos "não estão dispostos a alterar" o contrato de arrendamento com o governo cubano em Guantánamo.

Ainda sim, ele ressaltou que era o desejo do governo de Barack Obama levantar o embargo econômico imposto a Cuba desde 1962, e disse que espera que isso aconteça "em breve". Kerry afirmou que o caminho para a plena normalização das relações bilaterais com Cuba será "longo e complexo", mas expressou a esperança de que os dois países possam "viver como bons vizinhos".

"Não se enganem, o processo completo de normalização das relações (...) será longo e complexo. No caminho, haverá contratempos e momentos de frustração. Será necessário paciência. Tudo isso é motivo suficiente para começar", disse Kerry à imprensa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)