(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama está cada vez mais perto de conseguir 'fast-track'


postado em 23/06/2015 18:07

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontra mais próximo, nesta terça-feira, de conseguir a autorização 'fast-track', e assim negociar mais facilmente o acordo de comércio Transpacífico. A oposição no Senado conseguiu bloquear a proposta.

A votação dominada por senadores republicanos foi de 60 a 37, com maioria favorável à lei que permite ao presidente da república apresentar propostas de acordos comerciais ao Congresso para serem votados sem emendas.

A maior parte dos colegas democratas de Obama se posicionaram contra o 'fast track' na votação desta terça-feira.

No entanto, 13 deles se juntaram à maioria republicana, que está ao lado de Obama no que se refere a livre-comércio. Sem esse obstáculo, os senadores poderão aprovar até quarta-feira o texto final do 'fast-track'.

A aprovação marcaria uma vitória para a Obama, em uma questão que tem dividido o Partido Democrata há semanas.

A Câmara dos Deputados, também controlada pelos republicanos, havia aprovado a lei na última quinta-feira apesar da oposição democrata.

Nos últimos 40 anos, todos os presidentes norte-americanos desfrutaram da autorização do 'fast-track' na negociação de acordos de livre comércio, como o Nafta, que além dos EUA inclui Canadá e México.

Com a nova lei, Obama e seu sucessor terão maior margem de manobra até 2021. Isso ajudaria nas negociações com a União Europeia e na Parceria Trans-Pacífico, o maior acordo comercial da história, que Obama deseja concluir antes de deixar a presidência, em janeiro de 2017.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)