(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Portuguesa Helia Correia conquista Prêmio Camões 2015


postado em 17/06/2015 19:55

O Prêmio Camões 2015, o mais importante da literatura em Língua Portuguesa, foi atribuído à escritora portuguesa Helia Correia - anunciou sua editora, Relógio d'Água, nesta quarta-feira.

"Esse prêmio é merecido. Ela é, atualmente, a melhor autora em Língua Portuguesa", considerou Francisco Vale, da editora lisboeta, responsável pela publicação da obra de Helia desde os anos 1980.

Nascida em Lisboa, em 1949, Helia Correia é uma discreta figura da literatura lusófona, que diz não gostar de prêmios e de outras distinções. Para ela, em declaração nesta quarta, a decisão do júri foi "muito generosa e pouco severa".

Autora de uma obra muito variada, que vai do romance ao teatro, passando pela poesia, Helia já foi agraciada com os mais importantes prêmios literários portugueses.

Criado em 1989 por Brasil e Portugal com a finalidade de distinguir os autores lusófonos e contribuir, com isso, para o reconhecimento da Língua Portuguesa, o Prêmio Camões oferece 100.000 euros.

O vencedor da última edição foi o brasileiro Alberto Costa e Silva. Entre outros premiados, estão o Prêmio Nobel português José Saramago (1995) e o brasileiro Jorge Amado (1994).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)