(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Biden critica Putin e diz que sanções contra Rússia podem aumentar


postado em 27/05/2015 19:10

O vice-presidente americano, Joe Biden, denunciou nesta quarta-feira "a bárbara agressão" de Vladimir Putin na Ucrânia, advertindo que os países ocidentais devem estar preparados para responder com mais sanções contra a Rússia se for necessário.

Condenando em um discurso, em Washington, as ações o presidente russo no exterior e a repressão interna, Biden afirmou que impor barreiras a Putin é "fundamental para comprovar novas agressões no caminho".

"Estamos tentando com que ele, na nossa opinião, atue de forma mais racional e se não o fizer, vamos continuar enfrentando o que qualifico de bárbara agressão", disse.

Em março de 2014, a Rússia anexou a região da Crimeia, na Ucrânia, depois que o governo pró-europeu chegou ao poder em Kiev. Desde então, as forças pró-russas lançaram uma rebelião no leste da Ucrânia, que mergulhou o país em combates contínuos.

O vice-presidente americano pediu aos líderes europeus, que se reunirão em junho, a manter as sanções à Rússia até que se cumpram os termos de um cessar-fogo.

"As sanções à Rússia devem e permanecerão vigentes", disse, acrescentando que os aliados devem estar preparados para impor mais sanções se "a Rússia ultrapassar novamente a linha de contato".

Biden disse que Putin é, "em sua essência", prático, e que "pressionará na medida em que puder (...) até encontrar resistência".

Ele acusou, ainda, o Kremlin, de estar "sacudindo a jaula", financiando partidos políticos desestabilizadores em toda a Europa, fomentando uma "máquina hiperagressiva de propaganda russa, patrocinada pelo Estado" e o uso da corrupção como uma ferramenta de política exterior.

Sustentou, ainda, que o debate sobre enviar armas defensivas letais à Ucrânia é "válido", sem chegar a aprovar a medida controversa. Muitos pensam que fornecer armamento letal a Kiev poderia levar a uma escalada do conflito contra a Rússia no qual a Ucrânia não tem chance de vencer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)