(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trégua humanitária acaba no Iêmen


postado em 17/05/2015 18:22

A trégua de cinco dias decretada no Iêmen para permitir a chegada de ajuda humanitária ao país em guerra chegou ao fim às 17h (horário de Brasília) deste domingo.

Interrogado pela AFP após o término do prazo, o porta-voz da coalizão liderada pela Arábia Saudita, o general de brigada Ahmed al-Assiri, não quis comentar uma eventual continuação do cessar-fogo.

Segundo relato de testemunhas, dois ataques aéreos já teriam sido lançados pela coalizão, em Áden, logo depois do fim da trégua.

Desde março passado, uma coalizão árabe coordenada por Riad bombardeia as posições dos rebeldes xiitas huthis. Com o apoio do Irã, os huthis tomaram a capital, Sanaa, e continuam ganhando terreno em outras áreas do país.

A trégua foi uma iniciativa da Arábia Saudita e acabou sendo respeitada globalmente, apesar de alguns confrontos entre forças pró-governo e rebeldes que deixaram dezenas de mortos no sul do país, no sábado.

Hoje, o enviado das Nações Unidas para o Iêmen, Ismail Ould Sheikh Ahmed, pediu a "todos os grupos" que prolonguem a trégua por mais cinco dias, pelo menos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)