(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Golpistas do Burundi anunciam rendição


postado em 15/05/2015 06:10 / atualizado em 15/05/2015 08:53

Os líderes do golpe de Estado frustrado no Burundi anunciaram a rendição e vários foram detidos pelas forças leais ao presidente Pierre Nkurunziza, que conseguiu retornar ao país. "Decidimos nos render. Espero que não nos matem", disse por telefone à AFP o general Godefroid Niyombare, líder dos golpistas.

Mas o general Niyombare escapou das forças oficiais. "O general Niyombare não foi encontrado até o momento, mas sabemos que está escondido em um bairro ao sul da capital", afirmou uma fonte policial.

O próprio Ndayirukiye havia anunciado na quinta-feira o fracasso do golpe contra o presidente Pierre Nkurunziza. Até o momento foram detidos o número dois da tentativa de golpe, Cyrille Ndayirukiye, o porta-voz dos golpistas Vénon Ndabaneze e um terceiro líder.

Fontes do governo afirmaram que o presidente pretende discursar ao país durante a sexta-feira. Nkurunziza se viu bloqueado na Tanzânia pela tentativa de golpe de Estado, mas retornou ao país. "Ele está em Bujumbura em um local muito protegido", afirmou uma fonte da presidência à AFP.

A tentativa de golpe aconteceu após várias semanas de protestos contra a intenção do presidente de disputar um terceiro mandato, uma medida considerada inconstitucional pela oposição, já que Nkurunziza está no fim de seu segundo mandato. Ele ocupa a presidência desde 2005. Nyombare foi destituído em fevereiro, depois que recomendou a Nkurunziza que não disputasse um novo mandato presidencial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)