(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Provas sobre morte de jovem negro em Baltimore são entregues ao Ministério Público


postado em 30/04/2015 15:37

A polícia de Baltimore entregou nesta quinta-feira ao Ministério Público os resultados de sua investigação sobre a morte de um jovem negro enquanto estava detido, um incidente que provocou distúrbios e manifestações que, na quarta-feira, se estenderam a outras cidades dos Estados Unidos.

O delegado de polícia de Baltimore (leste), Anthony Batts, disse a jornalistas que uma equipe de investigadores entregou o resultado de uma avaliação urgente dos eventos que cercaram a prisão de Freddie Gray, de 25 anos, em 12 de abril, e sua morte uma semana depois.

"Entendo a frustração, entendo a sensação de urgência, a organização também se sente assim, e por isso finalizamos (a compilação) um dia antes do prazo", disse Batts. A entrega de provas estava inicialmente prevista para 1º de maio.

Segundo o procedimento, cabe agora aos procuradores decidir se alguém será acusado pela morte de Gray, morto em 19 de abril por severas lesões na coluna vertebral enquanto estava sob custódia policial.

O fato desencadeou graves distúrbios em Baltimore na segunda-feira após o funeral do jovem, e na quarta-feira os protestos se estenderam a várias outras cidades da costa leste dos Estados Unidos, incluindo Nova York, Boston e a capital Washington.

Em Nova York, mais de 100 pessoas ficaram feridas, a maioria por alteração da ordem pública, em uma marcha convocada sob o lema "NYC se mobiliza e apoia Baltimore", afirmou nesta quinta-feira à AFP um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD).

Os nova-iorquinos se reuniram durante a tarde em Union Square, no sul de Manhattan, e dali vários grupos marcharam em diferentes direções pelas ruas da cidade, seguidos por forte custódia policial, constatou a AFP.

Os manifestantes não tinham autorização para interromper o trânsito, e por isso muitos foram detidos.

Baltimore mais calma

Em Baltimore, onde a prefeita Stephanie Rawlings-Blake impôs o toque de recolher desde terça-feira, a situação estava mais calma, com 18 detenções na quarta.

Rawlings-Blake indicou nesta quinta-feira que a necessidade de manter o toque de recolher será avaliada dia a dia. "Não quero mais mortes nas ruas de Baltimore devido à violência", disse.

Na segunda-feira, os distúrbios deixaram mais de 140 veículos incendiados, 20 policiais feridos, 250 suspeitos presos e centenas de lojas saqueadas na cidade portuária de 620.000 habitantes.

Freddy Gray é a mais recente vítima afro-americana da violência policial após uma série de casos similares registrados nos Estados Unidos.

Em agosto de 2014, um policial branco atirou e matou um adolescente negro em San Luis, um subúrbio de Ferguson (Missouri, centro), o que provocou manifestações nas principais cidades dos Estados Unidos, de Los Angeles a Nova York, que se intensificaram depois que um grande júri se negou a indiciar a polícia.

O delegado adjunto da Polícia de Baltimore, Kevin Davis, disse que a investigação sobre a morte de Gray havia revelado novas descobertas, incluindo que o furgão policial onde o detido viajava havia feito uma parada adicional, mas não forneceu detalhes sobre as implicações deste fato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)