(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto pacífico em Baltimore reúne milhares de pessoas

Após dias de confrontos contra a polícia, população se reuniu para manifestar pacificamente contra agressões policiais. Próximo ao horário determinado como toque de recolher, às 22h, protestos continuavam


postado em 29/04/2015 21:10 / atualizado em 29/04/2015 22:36

Ver galeria . 13 Fotos Andrew Caballero-Reynolds / AFP
(foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP )

Milhares de pessoas se manifestaram pacificamente nesta quarta-feira em Baltimore, cidade sob o toque de recolher noturno após dois dias de distúrbios e protestos contra à violência policial ligada à morte de um jovem negro. Manifestantes brancos e negros caminharam "sem incidentes" por Baltimore nesta quarta-feira, informou a polícia no Twitter.

"Sem justiça não há paz", gritavam os manifestantes, incluindo muitos estudantes, enquanto cantavam: "é preciso enviar estes policiais assassinos para a prisão, todo maldito sistema é culpado". O toque de recolher, que entrou em vigor na terça-feira às 22h (hora local), será mantido por uma semana.

A polícia de Baltimore deteve 35 pessoas desde a entrada em vigor do toque de recolher, sendo "34 adultos e uma menor", revelou Eric Kowalczyk, porta-voz da instituição. Kowalczyk informou que das 209 pessoas detidas a partir de segunda-feira, quando iniciaram os distúrbios, 111 ainda não foram acusadas formalmente e "se não houver acusação formal no prazo de 48 horas, serão libertadas".

Segundo o chefe da Polícia de Baltimore, Anthony Batts, 15 policiais ficaram feridos na noite de terça-feira, durante a vigência do toque de recolher, incluindo dois agentes que foram hospitalizados.

Logo após o início do toque de recolher, às 22h local, a polícia utilizou gás lacrimogêneo e gás de pimenta para dispersar dezenas de pessoas que ignoraram a medida e foram para as ruas, onde atiraram objetos contra as forças de segurança e provocaram um incêndio diante de uma biblioteca.

Manifestações antes do toque de recolher


Os protestos recomeçaram em Baltimore na noite desta quarta-feira, com milhares de pessoas marchando diante da sede da Prefeitura, antes de um toque de recolher marcado para as 22h (hora local). Outras manifestações simultâneas, envolvendo centenas de pessoas, ocorriam em Nova York e Boston, diante de sedes da polícia. Em Baltimore, não houve até o momento confrontos com a polícia.

Segundo os organizadores, a ideia é mudar o foco, não falando apenas do homem que foi morto, Freddie Gray, mas passando ao tema mais amplo da brutalidade policial. Hoje, 18 pessoas foram detidas em Baltimore, segundo autoridades policiais. Na segunda, houve 235 prisões.

Falando em entrevista coletiva em Baltimore durante o protesto, o governador de Maryland, Larry Hogan, disse esperar que o ato permaneça pacífico e enfatizando a importância de as pessoas poderem se expressar livremente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)