(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobreviventes do naufrágio no Mediterrâneo chegam à Sicília


postado em 20/04/2015 22:55

O grupo de 27 sobreviventes do naufrágio que deixou cerca de 800 mortos no Mar Mediterrâneo chegou na noite desta segunda-feira ao porto siciliano de Catania (sul da Itália), constataram jornalistas da AFP.

Os sobreviventes, recebidos pelo ministro italiano dos Transportes, Graziano Delrio, passaram por uma primeira inspeção sanitária em tendas instaladas no porto, antes de serem levados de ônibus a um centro de atendimento de emergência.

Durante o processo, dois sobreviventes foram detidos pela polícia italiana por integrarem a tripulação do barco naufragado no domingo diante da costa Líbia com mais de 800 pessoas a bordo.

Os detidos seriam o capitão do barco, de origem tunisiana, e um membro da tripulação, de nacionalidade síria, segundo o oficial da polícia Rocco Liguori.

Em Catania já está hospitalizado outro sobrevivente, cujo estado de saúde obrigou sua transferência de urgência no domingo.

Algumas dezenas de defensores dos direitos dos imigrantes protestaram durante a chegada dos sobreviventes para reivindicar a abolição de uma lei que criminaliza a imigração ilegal. "Emigrar não é um crime, a história da Sicília nos mostrou", gritaram.

Segundo os sobreviventes, o naufrágio ocorreu no momento em que se aproximava um navio português que foi ao socorro da embarcação.

A guarda costeira italiana recuperou 24 corpos e resgatou 28 sobreviventes.

A União Europeia decidiu celebrar na próxima quinta-feira uma cúpula extraordinária para responder com urgência à tragédia dos migrantes no Mediterrâneo, depois que uma série de naufrágios deixou centenas de vítimas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)