(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA pedem a opositores que não sabotem chance de acordo com o Irã


postado em 11/04/2015 21:01

O presidente americano, Barack Obama, pediu aos que se opõem ao programa nuclear iraniano para não sabotar o potencial acordo histórico com Teerã.

"Eu não entendo porque todos estão trabalhando tanto para antecipar o fracasso", disse Obama a jornalistas na Cidade do Panamá, no apagar das luzes da Cúpula das Américas.

"Minha posição simplesmente é: vamos esperar e ver como será o acordo. E se, de fato, não ficarmos satisfeitos de que bloqueie as vias para que o Irã obtenha uma arma nuclear, então não vamos assiná-lo", acrescentou.

Em 2 de abril, depois de meses de negociações cansativas, Teerã e seis potências mundiais concordaram com as linhas gerais de um acordo para impor um controle mais estrito ao programa nuclear iraniano em troca da suspensão de sanções econômicas.

"Estou preocupado em que nós nos asseguremos de não prejulgá-lo ou que aqueles que são contrários a qualquer acordo tentem usar um argumento processual essencialmente para socavara a possibilidade de um acordo", disse Obama.

As potências do grupo P5+1 (formado por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) e o Irã estabeleceram o prazo até junho para finalizar um acordo detalhado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)