(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Extinto incêndio em submarino nuclear russo


postado em 07/04/2015 18:55

O incêndio que atingiu nesta terça-feira um submarino nuclear russo que recebia reparos no porto de Severodvinsk, no noroeste da Rússia, foi extinto no início da noite, informou o estaleiro onde ocorreu o incidente.

"O incêndio no submarino 'Orel', que estava em reparos no estaleiro Zviezdotchka, foi completamente apagado", anunciou o porta-voz Evgueni Gladichev, citado pela agência de notícias russa TASS.

Após várias horas de luta contra as chamas o incêndio foi extinto por volta das 20H00, com os bombeiros utilizando água do mar na operação.

O motor do submarino nuclear havia sido desativado antes do início dos reparos, destacou a agência TASS.

O incêndio foi declarado no 9º compartimento, atrás do submarino de propulsão nuclear da classe Oscar II segundo os códigos da Otan, explicou um porta-voz da União de Construtores Navais, Ilia Jitomirski.

O fogo começou no isolamento térmico do submarino, que integra a Frota do Norte, com base na região de Murmansk.

"O combustível nuclear havia sido retirado do 'Orel', para reparar o submarino em uma doca seca. O motor foi desligado. Durante o incêndio, nenhum membro da tripulação ou trabalhador foi ferido", acrescentou Jitomirski à agência de notícias russa RIA Novosti.

De acordo com o blog oficial do estaleiro Zviezdotchka, os reparos começaram em 15 de novembro de 2013 e devem durar dois anos.

"Não há armas a bordo. Se o submarino estivesse armado, obviamente, ele não seria aceito para reparos", declarou o porta-voz do Zviezdotchka, Nikolai Blinov.

"Todos que estavam no submarino de propulsão nuclear deixaram o local, e agora os bombeiros trabalham para apagar o fogo", disse outro porta-voz da empresa.

Em 2008, um acidente a bordo de um submarino nuclear Nerpa fez 20 mortos por asfixia no mar do Japão.

Incêndios em submarinos nucleares russos são comuns, sem que causem vítimas. O último aconteceu em setembro de 2013 no submarino "Tomsk".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)