(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente Assad favorável a ampla presença militar russa na Síria


postado em 27/03/2015 12:31

A Síria acolheria favoravelmente uma ampla presença militar russa em seus portos, afirmou seu presidente, Bashar al-Assad, em uma entrevista com oito meios de comunicação russos publicada nesta sexta-feira pela agência oficial síria Sana.

"Saudamos qualquer aumento da presença russa no Mediterrâneo oriental e sobretudo na costa e nos portos sírios", disse.

A Rússia dispõe de uma base militar no porto de Tartús (220 km a noroeste de Damasco). Criada por um acordo soviético-sírio de 1971, a base serve atualmente como ponto de abastecimento técnico da marinha russa, segundo Moscou, que mantém presença naval no Mediterrâneo desde o início da guerra na Síria, há quatro anos.

"A presença russa em várias regiões do mundo, no Mediterrâneo oriental e no porto de Tartús, em particular, é necessária para restabelecer um equilíbrio que o mundo perdeu após o desmantelamento da União Soviética", ressaltou.

"Para nós, quanto mais importante esta presença for, melhor para a estabilidade da região", acrescentou Assad.

Moscou e Damasco fecharam em meados dos anos 1950 acordos de cooperação militar e econômica. Na década de 1980 havia mais de 6.000 conselheiros militares soviéticos no país, e várias bases de mísseis.

Após a incerteza gerada pela queda do império soviético, as relações entre os dois aliados voltaram a se reafirmar com a chegada ao poder do atual presidente russo, Vladimir Putin.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)