O Departamento de Estado americano enfrenta milhares de ciberataques todos os dias, afirmou a porta-voz dessa pasta, negando-se a confirmar se os "hackers" que violaram o sistema do governo em novembro passado ainda estão atuando.
"Temos uma robusta segurança para proteger nossos sistemas de computação e nossa Inteligência, que inclui acesso a sistema aberto não confidencial", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.
Jen reconheceu, porém, que os ataques a uma lista crescente de instituições privadas e públicas estão se tornando mais sofisticados.
"Enfrentamos, de forma bem-sucedida, milhares de ataques todos os dias, e fazemos isso em conjunto com outras agências relevantes do governo", disse Psaki.
O "Wall Street Journal" informou que três meses depois do ataque virtual de novembro passado ao Departamento de Estado, e que forçou o fechamento do sistema de e-mails não confidenciais, o governo não conseguiu desalojar os "hackers" do sistema.
O ataque original parece estar vinculado ao governo russo. Os piratas virtuais teriam conseguido acessar e-mails do Departamento de Estado, relacionados com a crise na Ucrânia, de acordo com as fontes do jornal.
Psaki se negou a confirmar, ou a dar detalhes sobre o assunto. "Trabalhamos todo o dia para combater esses ataques e tomar uma série de medidas", desconversou.