(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agentes cubanos libertados por Obama lideraram Marcha das Tochas em Havana


postado em 28/01/2015 14:37

Dois agentes cubanos libertados pelos Estados Unidos em dezembro, em uma troca realizada em função da histórica aproximação entre os dois países, lideraram na noite de terça-feira a chamada "Marcha da Tocha", pelo aniversário de nascimento do herói nacional José Martí.

Os agentes, que ficaram presos durante 16 anos por espionagem, e milhares de estudantes cubanos participaram na homenagem a Martí (1853-1895), que reproduz um desfile ilegal organizado na noite de 27 de janeiro 1953 por Fidel Castro e outros jovens revolucionários em desafio a então ditador Fulgencio Batista.

Os agentes Gerardo Hernández e Antonio Guerrero - que voltaram à ilha depois de uma troca com um espião cubano a serviço de Washington que estava preso em Cuba - marcharam juntos a membros da cúpula cubana, mas sem a presença dos irmãos Fidel e Raúl Castro.

A "Marcha das Tochas" é o segundo ato mais importante do país, depois do desfile de Primeiro de Maio. Costuma reunir cerca de 20.000 pessoas, mas este ano foi marcado pelo otimismo de que a aproximação Cuba-Estados Unidos traga tempos melhores para os cubanos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)