(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Últimos sobreviventes marcam os 70 anos da libertação de Auschwitz

Centenas de sobreviventes, personalidades, e chefes de estado prestaram homenagens na celebração de aniversário da libertação do maior campo de concentração nazista, no sul da Polônia


postado em 27/01/2015 16:50 / atualizado em 27/01/2015 17:31

Chefes de Estado estiveram presentes na celebração dos 70 anos da libertação do campo de Auschwitz(foto: Alain Jocard/AFP)
Chefes de Estado estiveram presentes na celebração dos 70 anos da libertação do campo de Auschwitz (foto: Alain Jocard/AFP)
Centenas de sobreviventes de Auschwitz regressaram, nesta terça-feira, ao lugar onde viveram um dos piores horrores da história humana para advertir contra a repetição de um crime semelhante, 70 anos depois da libertação do campo nazista pelo Exército Vermelho.
Ver galeria . 39 Fotos Centenas de sobreviventes celebraram, em Auschwitz, o 70º aniversário da libertação do maior campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial
Centenas de sobreviventes celebraram, em Auschwitz, o 70º aniversário da libertação do maior campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial (foto: )

"É o último aniversário de número redondo celebrado na presença de um importante grupo de sobreviventes", destaca Piotr Cywinski, diretor do museu do campo de Auschwitz, instalado em 1940 pela Alemanha nazista no sul da Polônia.

"É sua voz a que adverte mais firmemente contra nossa capacidade de praticar a humilhação, o ódio e o genocídio. Em breve iremos tocar as gerações do pós-guerra para transmitir esse terrível ensinamento e essas lições definitivas", afirma em uma declaração no site do museu na internet.

Estiveram presentes o presidente alemão Joachim Gauck e o presidente francês François Hollande, além do rei e da rainha da Bélgica, Felipe e Matilde, e os soberanos da Holanda Guilherme Alexandre e Máxima, assim como vários outros presidentes e primeiros-ministros.

Repercussão pelo mundo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu contra o ressurgimento do antissemitismo, exortando o mundo a fazer com que um genocídio como este não aconteça "nunca mais". Pedindo para que todo o mundo "nunca esqueça" os seis milhões de judeus e inúmeras outras vítimas assassinadas pelo regime nazista na Alemanha, Obama apelou à comunidade internacional a garantir que isto "não volte a acontecer".

Londres terá um novo monumento recordando o Holocausto para o qual o governo britânico contribuirá com com £50 milhões (75 milhões de dólares), anunciou nesta terça-feira o ministro das Finanças George Osborne, no Parlamento. O local não foi revelado. Já existe um discreto monumento à matança de judeus pelos nazistas em Hyde Park.

Libertação

O exército soviético libertou em 1945 o campo de Auschwitz-Birkenau, onde 1,1 milhão de pessoas foram exterminadas, entre elas 1 milhão de judeus de vários países europeus. Transformado em "Lugar de memória e Museu", o local recebeu, no ano passado, 1,5 milhão de visitantes.

Trata-se do maior e mais mortífero campo de extermínio e de concentração nazista e o único preservado tal como foi abandonado pelos alemães que fugiram do Exército Vermelho. Outros campos de concentração nazistas na Polônia, como Sobibor, Treblinka ou Belzec, foram destruídos completamente pelos alemães para eliminar as provas.

Em Auschwitz-Birenau, as ruínas das câmaras de gás e de fornos crematórios consternam os visitantes tanto quanto os restos dos cerca de 300 alojamentos que se estendem por quase 200 hectares.

Para preservar o campo, a Polônia criou um fundo especial, para o qual a Alemanha ofereceu a metade dos 120 milhões de euros solicitados. O objetivo é obter investimentos anuais de 5 milhões de euros que permitam financiar sua conservação durante 25 anos.

"O que os nazistas quiseram destruir, vamos salvar do esquecimento", disse Wladyslaw Bartoszewski, ex-chefe da diplomacia polonesa e ex-prisioneiro de Auschwitz.
(Com AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)