(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque terrorista contra revista francesa choca o mundo


postado em 07/01/2015 22:37

O mundo ficou chocado nesta quarta-feira com o ataque de homens armados e aos gritos de "Alá é grande" contra a sede do semanário satírico Charlie Hebdo, localizada em Paris, onde doze pessoas foram executadas a tiros, incluindo os chargistas Wolinski, Charb, Cabu e Tignous.

A polícia francesa identificou três homens suspeitos de atacar o jornal, incluindo dois irmãos ativos nos meios islâmicos, revelou um oficial ligado ao caso.

Um alerta de busca nacional foi emitido contra os três suspeitos. Os irmãos têm cerca de 30 anos e um deles foi condenado em 2008 por participar do envio de combatentes ao Iraque. O terceiro suspeito é um jovem de 18 anos, segundo a mesma fonte.

De acordo com o jornal francês "Libération", que também cita uma fonte policial, os suspeitos seriam os irmãos Said e Chérif K., de 34 e 32 anos, e Hamid M., de 18 anos.

Imagens de policiais em posição de tiro e do envio de forças a Reims eram transmitidas pelas emissoras de notícias 24 horas. A unidade de elite da polícia (Raid) está no local.

"Se os suspeitos não conseguiram fugir novamente vai haver tiroteio", previu um membro do Raid, pedindo "a máxima prudência" aos jornalistas na região.

Segundo o jornal Le Monde, a caçada aos suspeitos envolve mais de três mil policiais.

Mais cedo, o presidente François Hollande dirigiu-se até o local do atentado e confirmou que tinha se tratado de um ataque terrorista, o mais violento registrado na França em 40 anos.

Segundo testemunhas, homens armados com fuzis Kalashnikov e um lança-foguetes invadiram a redação da revista de humor Charlie Hebdo e de forma determinada, demonstrando sangue-frio e coordenação, dispararam contra os funcionários da publicação, visando especialmente aos desenhistas.

De acordo com fontes policiais, os autores do ataque gritaram "Vingamos o Profeta!", em referência a Maomé, alvo de charges publicadas há alguns anos pela revista, o que provocou revolta no mundo muçulmano.

Este ataque sem precedentes, o mais sangrento cometido na França em décadas, fez pensar rapidamente em uma vingança dos radicais islâmicos contra o jornal, que publicou caricaturas do profeta Maomé em 2006.

Os atacantes podem ter seguido orientações dadas pelo grupo Estado Islâmico (EI), contra o qual a França atua militarmente no Iraque.

A redação do semanário, surpreendida em plena reunião de pauta, foi dizimada. Quatro de seus caricaturistas - Charb, Cabu, Tignous e Wolinski -, muito conhecidos na França, estão entre os mortos, assim como dois policiais, um dos quais foi executado a sangue-frio quando estava caído no chão, ferido.

Ao abandonar o prédio, os agressores atacaram um motorista e bateram em um homem com o carro roubado.

O atentado deixou outros 11 feridos - quatro deles com gravidade -, segundo o procurador de Paris, François Molins, encarregado da investigação, .

A polícia iniciou uma caçada aos agressores pelas ruas de Paris e as autoridades pediram à população que evitasse circular e utilizar transportes públicos.

As autoridades também anunciaram que a região parisiense foi colocada em estado de alerta máximo.

Vários momentos da ação foram registrados por celulares de pessoas presentes na cena da tragédia.

"Ouvi disparos, vi pessoas encapuzadas que fugiram em um carro", declarou à AFP Michel Goldenberg, que tem um escritório vizinho na rua Nicolas Apert, onde fica a sede da revista.

Hollande convocou uma reunião de crise com seus assessores no palácio presidencial.

"Tudo foi organizado para neutralizar o mais rápido possível os três criminosos que estão na origem deste ato bárbaro", afirmou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, sem especificar o papel desempenhado pelas pessoas envolvidas.

"É um atentado terrorista, não há dúvida", disse Hollande, definindo o ataque como "um ato de uma barbárie excepcional".

Bandeiras tremulavam a meio-pau tanto no Palácio do Eliseu, sede do Executivo, quanto nas duas câmaras do Parlamento.

Segundo fontes policiais, os homens envolvidos no atentado contra a revista demonstraram calma, determinação e eficiência de quem passou por treinamento militar intenso.

As imagens gravadas por celulares evidenciam que o ataque foi bem planejado, de acordo com um membro dos serviços de segurança.

"Vemos claramente pela maneira que portam suas armas que agem discretamente, bem ao estilo militar, com frieza. Eles receberam treinamento. Eles não agiram por impulso", afirmou.

"O mais impressionante é a sua atitude. Eles foram treinados na Síria, no Iraque ou em outro lugar, talvez até mesmo na França, mas o certo é que eles foram treinados", enfatizou, destacando também o sangue-frio dos terroristas.

Coincidência ou não, a Charlie Hebdo fez a divulgação em sua edição desta quarta-feira do novo romance do controvertido escritor Michel Houellebecq, um dos mais famosos autores franceses no exterior.

A obra de ficção política fala de uma França islamizada em 2022, depois da eleição de um presidente da República muçulmano.

"As previsões do mago Houellebecq: em 2015, perco meus dentes... Em 2022, faço o Ramadã!", ironiza a publicação junto a uma charge de Houellebecq.

A revista de humor tem sido ameaçada desde que publicou as charges do profeta Maomé.

Em novembro de 2011, a sede da publicação foi destruída por um incêndio criminoso, já definido como atentado pelo governo na época.

Em 2013, um homem de 24 anos foi condenado à prisão sob sursis por ter pedido na internet que o diretor da revista fosse decapitado por causa da publicação das caricaturas do profeta muçulmano.

O ataque desta quarta-feira contra a Charlie Hebdo foi condenado em todo o mundo como um ato de terrorismo contra a liberdade de expressão.

O presidente americano, Barack Obama, a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o Vaticano foram unânimes em condenar o atentado, definido pela maioria como um "ato de barbárie".

O papa Francisco expressou "sua firme condenação ao horrível atentado" contra a publicação e pediu a todos os católicos a "se opor com todos os meios à propagação do ódio e a toda forma de violência".

A Liga Árabe, Al Azhar, principal autoridade sunita, e o Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM) igualmente condenaram o ataque.

Em Lyon (centro-oeste) e em Toulouse (sudoeste), mais de dez mil pessoas foram às ruas para homenagear as vítimas do ataque, segundo estimativas das forças de ordem. Em Paris, mais de 35.000 manifestantes se reuniram na Praça da República, perto da sede do semanário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)