(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Equipes resgatam 30 corpos


postado em 03/01/2015 06:00 / atualizado em 03/01/2015 11:56

 

Pangkalan Bun (Indonésia) – Equipes de resgate mantiveram as buscas por destroços e corpos do avião de passageiros da AirAsia, desaparecido há uma semana no Mar de Java. Uma autoridade afirmou que 30 corpos foram recuperados, junto de pedaços do avião, em uma busca liderada pela Indonésia pelo voo QZ8501. Os esforços se concentram a 1.575 milhas náuticas a norte do Mar de Java, onde as equipes tentam resgatar o avião e as caixas-pretas, mas foram prejudicadas novamente pelo mau tempo.

Fortes ventos e mares agitados têm impedido mergulhadores de buscar a fuselagem do Airbus A320-200, que caiu nas águas no domingo enquanto viajava de Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, para Cingapura com 162 pessoas a bordo. “As ondas estavam entre 3 e 4 metros hoje, dificultando a coleta de corpos pelos navios e entre navios”, disse o chefe da agência de buscas e resgates da Indonésia, Fransiskus Bambang Soelistyo, acrescentando que algumas embarcações fariam buscas durante a noite. “Hoje a noite enviaremos barcos de reboque que devem fazer as transferências (de corpos) mais facilmente.” Ele afirmou que dois dos 30 corpos encontrados estavam presos nos assentos do avião.

Os corpos e destroços recuperados até agora foram encontrados em uma zona relativamente pequena, o que parece indicar que a fuselagem provavelmente não está longe, declarou outro responsável pelas buscas, S.B. Supriyadi. “Encontramos destroços do avião que podem ser parte de uma asa ou do interior da aeronave”, declarou à rede de televisão indonésia MetroTV, mostrando uma estrutura de madeira branca de 1,5 metro por 1 metro.

A operação de busca multinacional com base em Pangkalan Bun, cidade ao sul de Bornéu mais próxima da área de busca, foi reforçada nesta sexta-feira por especialistas da agência francesa BEA, responsável por investigar todas as quedas de aviões da Airbus. Autoridades disseram que hidrofones da equipe francesa, sofisticados dispositivos que captam ondas sonoras transmitidas através da água, e equipamentos sonares trazidos por outros especialistas internacionais não puderam ser usados ontem devido às ondas grandes. No entanto, embarcações navais de Indonésia, Estados Unidos e Cingapura estavam usando sonares para varrer o fundo do mar.

A causa da queda, a primeira sofrida pelo grupo AirAsia desde que começou a voar em 2002, ainda está sem explicação. Investigadores estão trabalhando com a teoria de que o avião perdeu sustentação à medida que subia de maneira íngreme para evitar uma tempestade cerca de 40 minutos após a decolagem. Autoridades disseram mais cedo que deverá levar até uma semana para encontrar as caixas-pretas, as quais os investigadores esperam que revelem a sequência de eventos da cabine do piloto durante os últimos minutos de um voo que deveria durar duas horas. “Depois que as caixas-pretas forem encontradas, seremos capazes de divulgar um relatório preliminar dentro de um mês”, disse o investigador do Comitê Nacional para Segurança de Transporte, Toos Sanitioso. “Ainda não podemos especular o que causou a queda.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)