(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funeral de policial assassinado reúne milhares em Nova York

De origem porto-riquenha, Rafael Ramos foi assassinado por um homem negro em meio à polêmicas mortes de cidadãos afro-descendentes nos Estados Unidos


postado em 27/12/2014 17:40 / atualizado em 27/12/2014 18:43

Funeral de Ramos contou com a presença de Joe Biden (centro), vice-presidente dos Estados Unidos(foto: Kevin Hagen/Getty Images/AFP )
Funeral de Ramos contou com a presença de Joe Biden (centro), vice-presidente dos Estados Unidos (foto: Kevin Hagen/Getty Images/AFP )

Milhares de policiais - provenientes de diferentes cidades dos Estados Unidos - e o vice-presidente Joe Biden participaram neste sábado do enterro em Nova York do policial de origem porto-riquenha Rafael Ramos, assassinado há uma semana.

Ramos foi morto na tarde de sábado a sangue frio junto a seu colega Wenjian Liu, de 32 anos, quando se encontravam em sua patulha estacionada em frente a um conjunto habitacional no Brooklyn, por um homem negro que se suicidou pouco depois.

O autor do ataque, Isamaaiyl Brinsley, havia justificado o crime nas redes sociais afirmando que queria vingar as mortes recentes de dois afro-americanos pelas mãos de policiais brancos.

Evidenciando a persistente tensão entre o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e a polícia da cidade, centenas de oficiais que acompanhavam a cerimônia do lado de fora da igreja protestante Christ Tabernacle, no Queens, deram as costas para o telão quando o prefeito discursou.

Bill de Blasio disse que Rafael Ramos foi um "herói, um homem de paz e de amor", e manifestou suas condolências "a outra família, a da polícia de Nova York, que sofre muito neste momento".

Alguns policiais acusam Blassio de ter sangue nas mãos por não apoiar adequadamente a corporação quando foi alvo de numerosos protestos após a morte dos jovens negros Mike Brown Ferguson (Missouri) e Eric Garner (Nova York) em ações da polícia.

Joe Biden foi aplaudido pelos policiais quando disse que "este assassinato tocou a alma do país". "Acredito que esta polícia e esta cidade incrivelmente diversificada mostrarão aos Estados Unidos como superar as divisões". O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, garantiu que "ninguém vai derrotar ou dividir a nossa família de Nova York", Com 40 anos, casado e pai de dois filhos, Ramos ingressou na polícia em 2012.

Seu velório na sexta-feira na igreja protestante Christ Tabernacle foi uma cerimônia emocionante na qual milhares de pessoas esperaram várias horas para passar em frente ao caixão, coberto com a bandeira verde, branca e azul da polícia de Nova York.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)