(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Policial é considerado culpado por morte de brasileiro na Austrália

A juíza do caso condenou o policial, optando por deixá-lo em liberdade condicional após o pagamento de uma fiança. Damian John Ralph não poderá cometer crimes durante os próximos dois anos. Os demais envolvidos no caso foram absolvidos


postado em 16/12/2014 15:30 / atualizado em 16/12/2014 16:11

Reportagem de um canal australiano mostra Roberto na loja, antes de ser perseguido por policiais(foto: Reprodução/Youtube)
Reportagem de um canal australiano mostra Roberto na loja, antes de ser perseguido por policiais (foto: Reprodução/Youtube)
Um tribunal australiano considerou, nesta terça-feira, culpado um dos policiais envolvidos na morte do estudante brasileiro Roberto Laudisio Curti, que foi atingido por disparos de taser durante uma perseguição em Sydney, em março de 2012.

A juíza Claire McFarlane condenou o policial Damian John Ralph, mas optou por deixá-lo em liberdade condicional após pagamento de fiança. Ralph não poderá cometer crimes durante os próximos dois anos. Os demais envolvidos no caso – Eric Lim, Scott Edmondson e Daniel Barling – foram absolvidos.

Roberto, de 21 anos, morreu após ter sido perseguido por mais de dez policiais, que o atingiram 14 vezes com choques elétricos. Segundo a polícia, ele tinha roubado dois pacotes de bolachas em uma loja no centro de Sydney. Antes do incidente, o estudante brasileiro tinha sofrido um surto psicótico e corrido pelo centro da cidade após ter tomado drogas.

Segundo a perícia médica, os agentes agiram de forma brutal, imprudente e perigosa, ao deter o jovem usando taser e gás de pimenta. As pistolas elétricas – taser – provocam descargas de 400 volts e são usadas pelas forças de segurança em países como a Austrália, o Reino Unido e os Estados Unidos para dominar suspeitos em situações que não justificam o uso de armas de fogo.

No entanto, organizações como a Anistia Internacional denunciam que esse tipo de arma já causou dezenas de mortes e pode ser usado para torturar os detidos.

Confira uma reportagem que mostra 'frames' de uma câmera de segurança que auxiliou no caso


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)