(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA não tem mais prisioneiros no Afeganistão


postado em 10/12/2014 21:25

Os Estados Unidos fecharam todas as suas prisões no Afeganistão e já não tem mais detentos no país, 13 anos após sua invasão para derrubar o regime talibã, revelou nesta quarta-feira um alto funcionário americano.

O alto funcionário, que pediu para não ser identificado, disse à AFP que os últimos prisioneiros "originários de terceiros países" não estão mais sob a responsabilidade de Washington e que o Pentágono não tem mais qualquer centro de detenção no Afeganistão.

Cabul terá o controle de todas as prisões do país a partir da entrada em vigor do tratado bilateral de segurança, em 1º de janeiro de 2015, segundo o funcionário.

Entre estas prisões se encontrava o polêmico complexo de Bagram, chamado de "Guantánamo do Oriente", a cerca de 40 km de Cabul, onde presos foram submetidos a torturas na época da "guerra contra o terrorismo", decretada pelo então presidente George W. Bush após os atentados do 11 de Setembro.

Os Estados Unidos transferiram aos afegãos a direção desta prisão em 2013, mas mantinham o controle sobre mais de 50 detentos estrangeiros, entre eles vários paquistaneses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)