(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU encontrará líderes rebeldes sírios de Aleppo na Turquia


postado em 07/12/2014 13:37

O emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, se reunirá nos próximos dias em Gaziantep, na Turquia, com os líderes rebeldes de Aleppo sobre um "cessar-fogo" nos combates na segunda maior cidade da Síria, afirmou seu porta-voz.

"Ele discutirá seu plano com os principais líderes rebeldes de Allepo, ativos no terreno, para avançar", declarou à AFP Juliette Touma.

Interrogado pela AFP na Turquia, o líder rebelde Sobhi al-Rifaï indicou que está pronto para participar "de uma reunião (...) com quem quer que seja sobre a questão síria".

Membro do Conselho do Comando da Revolução, uma coligação de vinte grupos moderados, laicos e islâmicos, Rifai não confirmou se iria encontrar de Mistura, presumivelmente por razões de segurança.

As duas formações jihadistas - o grupo Estado Islâmico e Frente Al-Nosra - ativas na Síria não estão presentes em Aleppo.

De Mistura declarou em 11 de novembro, em Damasco, que o governo sírio tinha mostrado "um interesse construtivo" no plano das Nações Unidas. "Eles agora estão aguardando" o resultado "dos nossos contatos com os outros interessados, outras organizações e a população", acrescentou.

Em 30 de outubro, o enviado da ONU propôs a criação de zonas de cessar-fogo para permitir a distribuição de ajuda humanitária neste país devastado por mais de três anos de guerra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)