(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Canadá estabelece nova lei anti-terrorismo

Projeto estava sendo elaborado há semanas e, após a morte de dois soldados durante um ataque, o primeiro-ministro canadense prometeu acelerar o processo


postado em 27/10/2014 19:37 / atualizado em 27/10/2014 20:21

Primeiro-ministro do Canadá e chefes de defesa participam, durante jogo de
Primeiro-ministro do Canadá e chefes de defesa participam, durante jogo de "football", de tributo aos soldados mortos em ataque (foto: Jana Chytilova/Freestyle Photo/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP)
O Canadá introduziu nesta segunda-feira uma legislação que visa reforçar a capacidade da principal agência de inteligência do país de monitorar os indivíduos considerados um risco à segurança nacional.

O projeto de lei está sendo elaborado há semanas, mas a sua introdução vem em um momento de crescente preocupação com a segurança nacional, após a morte de dois soldados canadenses na semana passada. Depois dos dois ataques, o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, prometeu acelerar a introdução do projeto de lei.

O ministro de Segurança Pública no Canadá, Steven Blaney, afirmou que o Serviço de Inteligência de Segurança Canadense (CSIS, na sigla em inglês) enfrenta desafios no rastreamento de residentes no país considerados de alto risco que viajam para o exterior.

O projeto de lei aprovado torna mais fácil para o CSIS compartilhar informações com os aliados sobre terroristas vindos do Canadá que viajam para outros país, além de dar mais autoridade para conduzir investigações sobre esses indivíduos no exterior. Ele também reforça a proteção oferecida às fontes das instituição.

O CSIS estima que no início de 2014 havia 130 pessoas fora do Canadá com ligações com o país suspeitas de atividades relacionadas ao terrorismo. Cerca de 80 cidadãos voltaram para o Canadá depois de viajarem para o exterior para fins relacionados com suspeitas terroristas, de acordo com a instituição.

"Estas medidas demonstram o compromisso contínuo de nosso governo de fazer o que é necessário, dentro da lei, para evitar que os terroristas e extremistas violentos realizem ataques cruéis contra os canadenses ", disse Blaney, em um comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)