(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Palestinos convocam protesto antes do enterro do atropelador do bebê israelense


postado em 26/10/2014 11:40

Todos os movimentos políticos palestinos convocaram uma manifestação para este domingo em Jerusalém, antes do enterro do palestino que matou na quarta-feira um bebê israelense ao atropelá-lo com seu veículo.

A Cidade Santa continuava agitada neste domingo em sua parte palestina, anexada e ocupada por Israel, depois de novos confrontos entre a polícia e jovens palestinos, dos quais cinco foram presos nas últimas horas.

Todos os movimentos políticos palestinos convocaram a manifestação para o início da tarde deste domingo, com início no tumultuado bairro de Silwan e final previso na Esplanada das Mesquitas.

O enterro de Abdelrahman Shalodi acontecerá à noite. Ele foi morto pela polícia israelense na quarta-feira, depois de atropelar vários israelenses e matar um bebê, o que as autoridades classificaram como um ato terrorista.

Desde então, pelo menos quatro mil policiais adicionais foram mobilizados em Jerusalém para "prevenir e responder a qualquer incidente", segundo a polícia.

O Estado hebreu assegura que Shalodi jogou o carro deliberadamente contra as pessoas e o acusa de ser membro do Hamas, mas sua mãe, Inés Charif, de 42 anos, assegura que tratou-se de um acidente de trânsito.

A família do rapaz de 21 anos também rejeitou as restrições impostas pela justiça israelense para o funeral, permitindo a presença de apenas 20 pessoas e a obrigação de celebrar a cerimônia à noite, e decidiu realizar um enterro simbólico mais cedo, no início da tarde.

O ataque de quarta supõe um episódio a mais na escalada vivida em Jerusalém Oriental desde o ano passado, com a guerra em Gaza e os contínuos distúrbios na Esplanada das Mesquitas, local santo tanto para judeus quanto para muçulmanos.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu prometeu responder com firmeza ante qualquer distúrbio.

Na sexta-feira, um palestino de dupla nacionalidade americana de 14 anos foi morto por soldados israelenses na Cisjordânia.

O enterro do adolescente Orwa Hamad também acontecerá neste domingo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)