(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cápsula Dragon volta à Terra


postado em 25/10/2014 19:07

A cápsula não tripulada Dragon, da empresa americana SpaceX, se desacoplou neste sábado da Estação Espacial Internacional (ISS), após sua quarta missão de entrega de provisões e pousou na água, conforme o previsto, informou a Nasa.

Os astronautas que estão na estação orbital liberaram a cápsula com ajuda do braço mecânico da ISS às 13H57 GMT (11H57 de Brasília). Na ocasião, a ISS estava sobre a costa noroeste da Austrália.

A cápsula Dragon, que volta com 1,45 tonelada de carga, inclusive materiais das experiências científicas feitas no laboratório espacial, pousou às 19H39 GMT (17H39 de Brasília) no oceano Pacífico, na altura da costa mexicana, freado por enormes paraquedas.

A Dragon acoplou-se à ISS em 23 de setembro para entregar 2,26 toneladas de víveres, material para pesquisas (inclusive vários camundongos) e um instrumental que permitirá medir, da estação, a velocidade e a direção dos ventos na superfície dos oceanos.

Esta cápsula da SpaceX é atualmente a única capaz de levar carga de volta para a Terra. Sua missão anterior à ISS foi realizada em abril.

Esta foi a quinta viagem da Dragon à estação orbital. Esta foi a primeira cápsula de uma empresa privada a se acoplar à ISS, em 2012, durante voo de demonstração.

Segundo termos de um contrato com a Nasa, de US$ 1,6 bilhão, a SpaceX deve fazer um total de 12 missões de entrega de carga na estação.

O tráfego espacial será particularmente denso em torno da ISS nos próximos dias. Após a visita da Dragon, a estação receberá outra cápsula não tripulada, a Cygnus, que deve levar 2,2 toneladas de equipamentos, material para pesquisas, víveres e outras provisões para os seis membros da tripulação.

Construída pela empresa Orbital Sciences Corporation, a Cygnus seguirá na segunda-feira do centro espacial das ilhas Wallops, na costa da Virgínia (leste dos Estados Unidos), e deve se acoplar à ISS em 2 de novembro.

Também está previsto que uma nave russa Progress se acople à estação no mesmo 29 de outubro, em substituição a outra Progress, que deve se desacoplar na segunda-feira.

Por outro lado, três dos seis tripulantes da ISS começaram os preparativos para retornar à Terra após 165 dias na estação. Seu embarque está na Soyuz TMA-13M no domingo, 9 de novembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)