(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Envelhecer é proibido em Hollywood


postado em 24/10/2014 19:22

A nova aparência da premiada atriz Renée Zellweger voltou a colocar em discussão um dos maiores dramas que a indústria do entretenimento esconde e que muitas artistas tentam remediar com o uso do bisturi: envelhecer é proibido em Hollywood.

Zellweger apresentou sua nova imagem em um vestido preto justo durante no tapete vermelho de um evento em Los Angeles que, ironicamente, celebrava o sucesso das mulheres na meca do cinema.

Mas sua nova feição tem pouco em comum com sua famosa personagem Bridget Jones, que conquistou o coração do público em 2001 com curvas e trapalhadas.

O assunto foi "trending topic" mundial no Twitter, com milhares de comentários sobre a mudança de Renée, como o de @valeriatorres79, que escreveu: "OMG o que aconteceu com Renée Zellweger? Está irreconhecível".

A usuária @alemarie04 também expressou surpresa ao dizer "mentira que é Renée Zellweger... é totalmente outra", enquanto @FB_BMB se perguntou: "que demônios aconteceu com Renée Zellweger? Acho realmente triste".

"Em Hollywood é raro que as mulheres não façam esse tipo de cirurgia. Não conseguem trabalho (se não fizerem). Os diretores de casting e dos filmes não te contratam se você parece maior", disse à AFP a blogueira Sasha Stone, fundadora do site www.awardsdaily.com.

Zellweger sucumbiu à "obsessão norte-americana", diz essa especialista em assuntos hollywoodianos. "Ao contrário do Reino Unido e da França, as mulheres não podem envelhecer nos Estados Unidos, são rechaçadas".

Eterna juventude (o que pede o mercado)

Susan Sarandon, Geraldine Chaplin, Jodie Foster e Sally Field são algumas das atrizes que levantaram suas vozes contra este fenômeno que as aposenta ao superar a barreira dos 40 anos. Depois de saborear o sucesso e ganhar os mais importantes prêmios, a indústria fecha as portas para elas à medida que chegam suas rugas.

Mas há uma longa lista de artistas que apostaram na magia da cirurgia plástica para rejuvenescer a aparência e manter em alta as possibilidades de trabalho, como Nicole Kidman, Demi Moore, Julia Roberts, Meg Ryan, Sharon Stone, Jane Fonda e Melanie Griffith.

"Ao operar, elas têm esperança de conseguir os papéis principais porque não querem fazer uma avó", diz Sasha Stone, para quem "a culpa é dos que fazem os filmes, apesar de dizerem que é do mercado".

E o mercado é dominado por um público masculino jovem que pede muita ação com personagens dinâmicos e fantásticos.

A atriz que encarna atualmente o gosto da audiência é Jennifer Lawrence, loira de olhos azuis e 1,75 metro de altura que se transformou em "sex symbol" graças a filmes como "Jogos Vorazes" e "X-Men" e pode se orgulhar de ter um Oscar aos 24 anos.

A indústria não pressiona da mesma forma os homens, que alcançam seus maiores êxitos na idade madura. As mudanças estéticas de Mickey Rourke ou John Travolta não levaram a tanta polêmica.

Da boa assessoria ao erro

Em 2013 foram feitas nos Estados Unidos 7 milhões de cirurgias estéticas em mulheres entre 40 e 54 anos, 49% do total. As injeções de botox e a reconstrução das pálpebras foram as mais procuradas.

O cirurgião plástico Ashkan Ghavami, com um consultório em Beverly Hills frequentado por famosas, acredita que as celebridades devem lidar hoje em dia com a pressão de parecerem sempre maravilhosas.

"Hoje existem filmes em alta definição e programas que como maquiar as rugas. Com isso, há muita pressão sobre os famosos para parecerem bem na vida real", disse o cirurgião à AFP.

Mas o Dr. Ghavami considera que uma assessoria é fundamental para que a cirurgia estética seja um sucesso. No caso de Zellweger, "esticou demais as pálpebras e colocou muito botox nas sobrancelhas. Por isso, qualquer um pode dizer que ela foi operada".

Atrizes como Diane Keaton, Raquel Welch e Sophia Loren fizeram retoques "no momento apropriado".

Zellweger acabou atraindo um furacão de comentários sobre sua nova imagem ao dizer que foram apenas mudanças de rotina e que está se cuidando mais.

"Estou feliz que as pessoas me achem diferente! Estou vivendo uma vida mais plena, diferente, feliz, e me entusiasma que possam notar", disse em entrevista à revista People, apesar de não ter confirmado se realmente sucumbiu aos encantos do bisturi.

"Talvez tenha um aspecto diferente. Quem não tem quando envelhece? Mas sou diferente e estou feliz", declarou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)