(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia estuda medidas para proteger ciberespaço da "imprevisibilidade" do Ocidente


postado em 19/09/2014 08:40

A Rússia está examinando a possibilidade de proteger seu ciberespaço da "imprevisibilidade" do Ocidente, afirmou o porta-voz do Kremlin, depois que um jornal de Moscou informou sobre planos para "cortar" a internet em caso de guerra ou de protestos.

"Diante da imprevisibilidade dos Estados Unidos e da União Europeia, tomamos medidas para garantir nossa segurança", respondeu Dmitri Peskov ao ser questionado sobre a informação publicada pelo jornal Vedomosti.

"Estão sendo estudadas continuamente medidas sobre a segurança da internet russa em diferentes níveis e em diversas administrações".

O jornal Vedomosti informa na edição desta sexta-feira que o presidente Vladimir Putin terá na segunda-feira uma reunião com o Conselho de Segurança do país, para abordar a possibilidade de cortar o ciberespaço da rede de internet mundial em caso de guerra ou de situação de crise.

O Vedemosti, que cita provedores, empresas da área da internet e ONGs, afirma que outras reuniões com altos funcionários devem abordar "o funcionamento de um segmento russo da internet em caso de situações de emergência".

Também estão previstas medidas para "reforçar a segurança do segmento russo", o que significa a possibilidade de cortar o país da rede mundial em caso de emergência, segundo o jornal.

Questionado sobre a intenção das autoridades russas de "cortar" a internet no país, Peskov afirmou que Moscou estaria "preparado para todas as situações, mas não se trata de desconectar a Rússia".

O Vedomosti destaca que impor um controle da rede de internet russa não seria uma tarefa simples porque, ao contrário da rede chinesa, está muito integrada à rede mundial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)