(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alerta vermelho na Islândia após nova erupção vulcânica

O cume do Bardarbunga foi fechado para o tráfego aéreo dentro de um raio de 18,5 quilômetros


postado em 31/08/2014 08:25 / atualizado em 31/08/2014 11:41

(foto: AFP/ARMANN HOSKULDSSON )
(foto: AFP/ARMANN HOSKULDSSON )
A Islândia declarou neste domingo alerta vermelho perto de seu maior vulcão, após uma nova erupção em um campo de lava adjacente, o que se traduz em uma proibição de sobrevoar o cume do Bardarbunga. A erupção ocorreu pouco antes das 06h00 locais (03h00 de Brasília) na mesma área onde foi registrada outra menor na sexta-feira, segundo o escritório da Defesa Civil.

O alerta vermelho significa que nenhum avião pode sobrevoar a zona a menos de 6.000 pés (1,8 quilômetros), dentro de um raio de 18,5 km ao redor do vulcão Bardarbunga. A Defesa Civil informou que "todos os aeroportos seguem abertos" e que a zona fechada ao tráfego "não tem nenhum efeito em nenhum aeroporto".

O alerta deste domingo é o terceiro alerta vermelho que a Islândia emite para a aviação, devido à atividade sísmica perto do Bardarbunga.

Este vulcão é o segundo cume mais alto da ilha, e teme-se que possa perturbar muito o tráfego aéreo se ocorrer uma grande erupção. A atividade sísmica na zona aumenta os temores de que se repita o ocorrido na primavera de 2010, quando a erupção de outro vulcão islandês causou durante um mês um caos aéreo em boa parte da Europa, deixando oito milhões de passageiros bloqueados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)