(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Herói' da Revolução Cultural chinesa faz fortuna na Bolsa


postado em 31/07/2014 20:25

Um "herói" da Revolução Cultural chinesa nos anos 1970, então maoista fervoroso, construiu uma surpreendente carreira capitalista e acaba de ganhar uma pequena fortuna na Bolsa, atraindo a atenção da imprensa.

As ações de Zhang Tiesheng na Liaoning Wellhope Agri-Tech subiram mais de 189 milhões de iuanes (22,9 milhões de euros) depois da recente chegada da empresa à Bolsa de Xangai.

Embora todos os dias haja fortunas que se ganham e que se perdem nos turbulentos mercados chineses, desta vez o investidor não é um desconhecido. Trata-se de um indivíduo cujo nome faz parte das páginas mais agitadas da história do Partido Comunista Chinês (PCC).

Em 1973, no auge dos violentos distúrbios da Revolução Cultural (1966-1976), o jovem Zhang, de aproximadamente 20 anos, entregou uma folha em branco no exame para ingressar na universidade, alegando que os trabalhos no campo o impediram de estudar.

Este ato desafiador, convergente com o comportamento esperado pela Guarda Vermelha, foi utilizado imediatamente pelo setor maoista que dirigia a Revolução Cultural, e difundido pela propaganda oficial como um exemplo a ser seguido.

Zhang Tiesheng, contudo, caiu em desgraça após a morte de Mao Tsé-Tung, quando foi submetido à prisão. Em 1991, livre do cárcere, decidiu se dedicar aos negócios. Foi um dos co-fundadores da Wellhope, empresa de alimentos em que atualmente controla 6,8% das ações.

"A folha em branco do herói Zhang vale quase 200 milhões de iuanes na Bolsa!", destacou ironicamente um artigo no jornal oficial Beijing Chen Bao.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)